“A Mesma Água”: Novo livro do escritor Eliecim Fidelis retrata os desafios do homem sertanejo

Livro de contos será lançado no dia 24 de maio (sexta-feira), às 18h, no Foyer da Associação Baiana de Medicina (ABM), no bairro de Ondina, em Salvador

Já se imaginou com 72 anos ter a chance de voltar no tempo e se reencontrar consigo próprio com apenas 16 anos, na cidade onde viveu a adolescência? Com inspiração na filosofia do pensador grego Heráclito, essa é a história relatada no conto “A Mesma Água”, do escritor e psicanalista Eliecim Fidelis. O conto dá nome ao livro que será lançado no dia 24 de maio (sexta-feira), às 18h, no Foyer da Associação Baiana de Medicina (ABM), no bairro de Ondina, em Salvador. 

Retratando, principalmente, as dificuldades enfrentadas pelo homem sertanejo, o livro reúne um total de 13 contos. “Em “A Mesma Água”, o objetivo é trazer diferentes temáticas, como a exploração, o desamparo, a fragilidade e a condição humana, através de diferentes histórias e onde os personagens as vivem de maneira original. Após produzir o 1º livro na pandemia, senti que ainda estava faltando algo e veio à ideia de escrever contos. Com isso, eu escrevi a história “A rica e o tolo”, com referência no filme “O Homem do Jazz”, e foram surgindo as outras narrativas” destaca Eliecim Fidelis, autor do livro. Para conversar sobre os temas trazidos na obra, o evento terá um momento de bate-papo com a presença de Eliecim e do também escritor e jornalista Jolivaldo Freitas.

Publicada pela editora baiana Oxente, o livro “A Mesma Água” é o 2º escrito por Eliecim Fidelis e o 1º do gênero de contos. O psicanalista também é autor do romance autobiográfico “Entre Pedras e Cactos”, um dos vencedores do Prêmio Travassos de Literatura, em 2022. A obra conta a história de “Davi”, uma criança órfã com apenas quatro anos e adotada por uma outra família, porque o pai não tinha condições de sustentar os nove filhos. Ainda na infância, o menino se muda para a pequena cidade de Miradouro, no sertão nordestino, e passa a enfrentar as dificuldades da vida com coragem, persistência e honestidade. No livro são abordados temas relevantes na sociedade, como a desigualdade e a adoção.

Eliecim Fidelis 

Eliecim Fidelis é escritor, psicanalista e funcionário público aposentado do Estado da Bahia. Na Universidade Federal da Bahia (UFBA), o autor de “A Mesma Água” graduou-se em Economia e fez pós-graduação em Administração e em Psicanálise. Atuou como Chefe de Gabinete e Auditor Fiscal na Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz) entre 1978 e 2013. Após a aposentadoria do serviço público, passou a se dedicar à literatura e à psicanálise. Escreve artigos para jornais, revistas e sites.

Mais informações:

Evento: Lançamento do livro de contos “A Mesma Água”, do escritor e psicanalista Eliecim Fidelis.
Data: 24 de maio (sexta-feira).
Horário: 18h.
Local: Foyer da Associação Baiana de Medicina (ABM), na Rua Baependi, 162, no bairro de Ondina, em Salvador.
Mais informações: fidelis.eli@gmail.com

Fotos:

Eliecim Fidelis – Divulgação

Livro A Mesma Água – Ilustração Editora Oxente