As aulas acontecem na sede da instituição, em Cachoeira
A Àbámodá, a primeira escola livre de moda, arte e cultura da Bahia, está com mais de 100 vagas abertas para cursos gratuitos nas áreas de modelagem, corte e costura, estamparia, manualidades, biojoias e joalheria básica. Para participar, as pessoas interessadas precisam fazer a inscrição online clicando aqui ou na sede da Àbámodá – R. João Vieira Lopes, n° 02, centro de Cachoeira -, das 09h às 11:30h, até o dia 18 de abril.
“A expectativa para este ano é fomentar e fortalecer um número maior de pessoas empreendedoras. No ano passado chegamos ao final com 8 projetos prontos e eles agora contarão com investimento semente para tornar o negócio sustentável. Este ano, além do número maior de vagas ofertadas, estamos dando um novo passo com a nossa loja colaborativa, que tem o objetivo de estimular a comercialização de diversos produtos em um único espaço de fortalecimento para a geração de renda e apoio aos empreendedores e empreendedoras”, destaca Luísa Mahin, fundadora e diretora executiva da Àbámodá.
A instituição integra a Rede Nacional de Escolas Livres de Formação em Arte e Cultura, subsidiada pelo Ministério da Cultura. Podem participar do processo seletivo, pessoas de todos os gêneros, a partir de 16 anos, de qualquer cidade da Bahia O projeto também contempla mães adolescentes, a partir de 14 anos, desde que estejam matriculadas e assíduas na escola. As aulas, que são presenciais, acontecem na sede da Àbámodá e no Quilombo Engenho da Ponte. O resultado da seleção será divulgado dia 30 de abril e as atividades serão iniciadas em 15 de maio.
“Iniciantes têm a oportunidade de acessar novos conhecimentos e instrumentos e aqueles que já têm algum contato com as áreas poderão aprimorar os saberes, que vão da concepção à produção final dos produtos, incluindo todas as fases e processos”, completa Luísa.
DETALHES SOBRE OS CURSOS
Modelagem, corte e Costura (básico)- Quinta-feira, 14h às 18h, maio à novembro
Modelagem, Corte e Costura (intermediário) – Quarta-feira, 14h às 18h, maio à novembro
Modelagem, corte e Costura (avançado)- Terça-feira, 14h às 18h, maio à novembro
Estamparia (técnicas de tingimento em tecidos)- Quinta e Sexta-feira, 14h30 às 17h30, maio à agosto
Manualidades (crochê, macramê, bordado, upcycling)- Terça e Quarta-feira, 14h30 às 17h30, maio à setembro
Biojoias- Quinta e Sexta-feira, 14h30 às 17h30, maio à outubro
Joalheria Básica (com metais diversos), Quinta e Sexta-feira, 14h30 às 17h30, maio à novembro`
SOBRE A ÀBÁMODÁ
Àbámodá, expressão iorubá que significa “o que você deseja, você faz”, é o nome que inspira e norteia a Escola de Moda, Arte e Cultura. Com ações sistemáticas de apoio e fomento ao empreendedorismo na área de moda e economia criativa, o projeto tem um ciclo cadenciado e complementar de formação técnico-profissionalizante, estágio laboral com fomento e incubação de negócios, estruturação dos negócios, comunicação, articulação de mercados e promoção de eventos para distribuição e comercialização.
A escola é pautada na ancestralidade, no corpo – território, raízes, identidades, culturas e memórias. Atuando nas áreas de vestuário, joalheria, biojoias, estamparia, crochê, tricô e outras manualidades, alinhando toda essa imersão ao princípio da economia criativa, às demandas de mercado a fim de assegurar renda e impacto social efetivo para o público beneficiário.
Foto 1 : Divulgação