Implementado em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o programa proposto para Salvador deve priorizar o período noturno, das 20h às 5h, visando garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos
A vereadora Marta Rodrigues (PT) apresentou na Câmara de Salvador um projeto de lei que determina a implantação do programa ‘Abrigo Amigo’ , que consiste em assistência e companhia a pessoas que aguardam transporte público nos pontos de ônibus por meio de painéis digitais equipados com câmeras, microfones e conexões à internet para possíveis chamadas de vídeo.
Implementado em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o programa proposto para Salvador deve priorizar o período noturno, das 20h às 5h, visando garantir a segurança e o bem-estar dos cidadãos, principalmente das mulheres, as mais vulneráveis em locais vazios e isolados. Conforme o PLE, de número 83/2024 o Abrigo Amigo consiste na interação em tempo real entre usuários e atendentes da empresa licitada para operar os painéis digitais localizados nos pontos.
De acordo com a vereadora Marta Rodrigues, a medida tem se mostrado eficaz e ajudado muitas mulheres que trabalham, estudam ou realizam outras atividades durante a noite e vivem temerosas devido a vulnerabilidade a qual estão expostas. Rodrigues sugere, ainda, que os pontos de ônibus que forem transformados em Abrigo Amigo sejam mapeados nas regiões consideradas mais perigosas para o público feminino.
“Sabemos que a violência contra as mulheres não dá trégua e voltar para casa tarde da noite é um grande sufoco e risco. É o mínimo que as empresas de ônibus poderiam fazer pelas mulheres de nossa cidade, que utilizam cotidianamente o transporte público”, declarou
Segundo Marta Rodrigues, a expectativa do projeto é que os painéis digitais possam ser acionados para realizar uma ligação de vídeo em tempo real e, assim, diminuir a sensação de vulnerabilidade até que o ônibus chegue. “E essa companhia, que foi contratada para isso, ficará atenta a qualquer risco que essa pessoa venha a sofrer, acionando a polícia e os órgãos dos serviços necessários”, acrescentou.
O texto destaca ainda que “fica autorizado o estabelecimento de parceria entre as empresas responsáveis pela implantação do programa “Abrigo Amigo” e as Secretarias e Guarda Civil do Município de Salvador, Polícia Militar, SAMU e outras entidades e órgãos que integrem os sistemas de segurança e saúde públicas, visando garantir a rápida resposta em situações de emergência e promover a segurança dos usuários”.
São Paulo –A Eletromídia, empresa administra os abrigos, informa que existem 80 equipamentos Abrigos Amigos em São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro.