Abrigo D. Pedro II celebra 137 anos de atendimento a idosos em vulnerabilidade social

Nesta segunda-feira (29), o Abrigo D. Pedro II, administrado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), completa 137 anos de atendimentos à idosos em situação de vulnerabilidade social. Além de moradia, a instituição, inaugurada em 1887, oferece diversos serviços para os 50 assistidos no equipamento socioassistencial.

Na estrutura, que funciona na Rua Juiz Orlando de Melo, 319, em Piatã, são disponibilizados atendimentos médicos, serviços com cuidadores, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, dentistas e assistentes sociais. As atividades de lazer envolvem musicoterapia, aulas de canto e artesanato.

Todo o trabalho realizado pelas equipes multidisciplinares é realizado com total dedicação e são pautados pela dedicação e acolhimento aos idosos, de forma a despertar nos atendidos o sentimento de pertencimento. “Hoje, por exemplo, foi um dia festivo, com cardápio especial, música, comemoração dos aniversariantes do mês, sempre reiterando a importância de cada um deles para o poder público”, enfatiza o titular da Sempre, Junior Magalhães.

Assistente social do abrigo há 19 anos, Áurea Vasconcelos reforça que trabalhar no Abrigo D. Pedro II vai muito além de ser apenas profissional. “É necessário trazer cada um para perto de si, ser um pouco da família do idoso, dar carinho, amor, assistência, tentar fazer com que tenham uma qualidade de vida melhor. Isso só acontece quando o profissional se coloca no lugar deles, na busca por um dia a dia diferenciado dentro da instituição”, declara.