Ações ambientais contribuem para preservação da biodiversidade em Camaçari

Neste domingo (22/5) é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, que neste ano traz como lema “Construindo Um Futuro para toda a Vida”, com o objetivo de enaltecer a necessidade de equilíbrio entre todas as formas de vida. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), a biodiversidade continua a ser a resposta a vários desafios do desenvolvimento sustentável.

Em Camaçari, a Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) tem realizado várias ações práticas com foco na sustentabilidade. Dentre elas, incentivar as comunidades urbanas a vivenciar a natureza, proteger e plantar a flora endêmica, apoio para um futuro de baixo carbono, além da melhoria do acesso e a qualidade dos espaços verdes.

De acordo com a pasta, programas como o Reflora Camaçari, Restaurando as Nascentes e Camaçari Mais Verde, incentivam uma vida mais saudável, com o aumento dos espaços verdes abertos e os parques urbanos. Outra importante iniciativa da secretaria é a implantação do futuro Parque Natural Municipal das Dunas de Abrantes e Jauá, que será mais um ambiente propício para campanhas que incentivam às comunidades a passar maior tempo ao ar livre para melhorar a saúde e bem-estar físico e mental.

Dia Internacional da Biodiversidade
Com o objetivo de conscientizar a população a respeito da biodiversidade e da importância de preservá-la, a Organização das Nações Unidas instituiu, em 1992, o dia 22 de maio como Dia Internacional da Biodiversidade.

Foto: Arquivo