Agosto Dourado: Prefeitura de Juazeiro conscientiza a população sobre importância da amamentação

Segundo dados do Ministério da Saúde, a amamentação exclusiva nos primeiros meses de vida reduz em até 63% as internações hospitalares de crianças por doenças respiratórias. Ciente deste e de muitos outros benefícios à saúde dos bebês, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde, conscientiza as mamães sobre a importância do aleitamento materno.

Através do leite materno, a mãe passa diversos anticorpos para o bebê que serão fundamentais para a sua saúde e desenvolvimento. “Alguns estudos, inclusive, apontam que os bebês amamentados apresentam maior escolaridade. Pesquisadores também defendem a manutenção do aleitamento materno, mesmo após a introdução de outros alimentos na dieta da criança”, comentou o enfermeiro da Sesau, Luan Borges.

Ainda segundo o enfermeiro, o leite materno ainda reduz em 13% a mortalidade até os cinco anos. “O aleitamento, evita diarréia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão, leva a uma melhor nutrição e reduz a chance de obesidade. A amamentação ainda fortalece os vínculos entre mães e filhos. É realmente um momento especial para ambos”, completou.

Benefícios para as mães

A amamentação também traz benefícios à saúde das mães. A mulher que amamenta, até os seis meses, diminui o risco de câncer de mama.  Ela também ajuda no pós-parto, já que o útero se contrai e volta ao tamanho normal mais rapidamente.

Recomendações

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que os bebês sejam alimentados exclusivamente com leite materno durante os primeiros seis meses de idade. As crianças podem seguir sendo amamentadas, mesmo após a introdução dos primeiros alimentos sólidos, pelo menos até os dois anos de idade.