Aiba reforça parcerias com o governo baiano em primeira agenda oficial do ano

Em sua primeira agenda oficial em Salvador como presidente da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), Moisés Schmidt realizou uma série de reuniões com as secretarias estaduais de Relações Institucionais (Serin), Agricultura (Seagri) e Meio Ambiente (Sema). Os encontros tiveram como foco o fortalecimento das relações institucionais e a busca por parcerias estratégicas para o desenvolvimento do agronegócio baiano.

Schmidt, que assumiu a presidência da AIBA em 1º de janeiro deste ano, inicia sua gestão com um cronograma de eventos importantes, incluindo a 19ª edição da Bahia Farm Show, maior feira de negócios agrícolas do Norte e Nordeste do Brasil, que acontecerá em junho.

“As visitas foram uma oportunidade de aproximação com as principais secretarias do estado, visando consolidar uma relação de parceria e diálogo contínuo. Também aproveitamos para apresentar detalhes de ações estratégicas previstas para 2025, como a Missão Técnica em Nebraska, que será realizada em abril, a Bahia Farm Show, em junho, e a COP 30, em novembro. Discutimos, ainda, a possibilidade de promover uma pré-COP Cerrado em outubro, no município de Luís Eduardo Magalhães”, destacou Schmidt.

O secretário estadual de Agricultura, Wallison Tum, ressaltou a importância da interação com a Aiba. “É sempre produtivo dialogar com o presidente da associação. Essa proximidade reforça a parceria entre o governo e as entidades do setor agropecuário. Durante o encontro, recebemos com entusiasmo os convites para os eventos programados para 2025, que certamente contribuirão para o avanço do agronegócio baiano. Estamos comprometidos em trabalhar juntos para promover o crescimento sustentável e a competitividade da agricultura no estado”, afirmou.

Na Secretaria de Meio Ambiente, foi destacada a importância do Pacto pelo Cerrado, iniciativa voltada para a redução do desmatamento ilegal e a preservação do bioma Cerrado. “Temos construído uma excelente relação com os produtores do Oeste, o que tem facilitado a criação de soluções conjuntas. Nosso objetivo é substituir a repressão por um trabalho de cooperação, inclusive no campo da fiscalização”, explicou o secretário estadual de Meio Ambiente, Eduardo Mendonça Sodré Martins.

Durante o encontro com o secretário Adolpho Loyola, responsável pela Secretaria de Relações Institucionais do Estado da Bahia, a conversa foi focada no diálogo aberto entre as instituições e em parcerias estratégicas, reforçando o compromisso de ambas com o desenvolvimento sustentável e a competitividade do agronegócio baiano.

Integração com a Faeb

Ainda na capital baiana, Moisés Schmidt, que também é diretor regional da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb) no Oeste, reuniu-se com a diretoria do Sistema Faeb/Senar. O presidente do Sistema, Humberto Miranda, parabenizou Schmidt pela posse e reforçou o compromisso de integração entre as instituições.

O encontro abordou estratégias para promover o fortalecimento do setor agropecuário, incluindo ações de capacitação técnica, inovação tecnológica e práticas sustentáveis, essenciais para consolidar a Bahia como um dos maiores polos agrícolas do país. Na ocasião, Schmidt apresentou parte da nova equipe técnica da Aiba, composta por Lizane Ferreira, diretora executiva; Cristina Gross, diretora financeira; e Karen Machado, diretora institucional.