O documento é iniciativa de coalizão nacional de entidades de combate à doença
Profissional de Saúde, a ex-vereadora Aladilce Souza (PCdoB) aderiu, nesta quinta-feira (15), à Carta-compromisso da Coalizão Cidades no Controle do Câncer, na sede do Núcleo Assistencial para Pessoas com Câncer, no Engenho Velho de Brotas. Dirigindo-se a Romilza Medrado, presidente do Naspec, ela parabenizou as instituições pela iniciativa, que visa reduzir as desigualdades no acesso à prevenção e diagnóstico precoce do câncer.
A carta-compromisso é nacional e está sendo apresentada a candidatos a prefeitos e vereadores, incentivando a inclusão de ações que beneficiem pacientes oncológicos nos programas de governo e plataformas de mandatos.
“Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, especialmente para os pacientes com câncer, é mais do que um compromisso, é um dever!”, frisou Aladilce, que é professora de enfermagem e fundadora do Sindsaúde. Candidata ao quinto mandato de vereadora, ela destaca que a valorização do SUS e dos profissionais da área de saúde sempre foram prioridade na sua vida pública.
A Coalizão Cidades no Controle do Câncer é formada pelo Instituto de Governança e Controle do Câncer (IGCC), em parceria com Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia (Abrale), Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Instituto Avon, Instituto Oncoguia, Instituto Vencer O Câncer e a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). O movimento visa a implementação da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).
Foto: Gabriela Silva