O uso do álcool gel deve ser feito longe do fogo, e o produto deve ser armazenado em local arejado. É o que orienta o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). Em meio à pandemia do novo coronavírus, lavar as mãos e passar álcool gel têm sido as principais medidas de prevenção contra a doença.
“Ao manusear, é importante aguardar alguns minutos antes de entrar em contato com ponto de calor, para dar tempo de evaporar. O armazenamento deve ser em local fresco e ventilado, longe de chamas ou outros pontos de calor como forno ou churrasqueira”, explica o capitão BM Leandro Vialto.
Outro cuidado que deve ser tomado, segundo o capitão, é com o uso do álcool líquido. “Os dois devem ser a 70%, mas o líquido é bem mais fácil de inflamar e propagar um incêndio, por isso precisa de muito mais atenção no manuseio”, alerta ele.
Caso ocorra uma queimadura, a pessoa deve apagar as chamas usando água corrente ou, se não tiver acesso rápido à água, deve cobrir completamente o local com um tecido – como uma camisa – para abafar o fogo. Em seguida, lavar o local com água fria e corrente e procurar uma unidade de saúde. “Colocar manteiga, pó de café ou pasta de dente, por exemplo, pode aliviar o ardor momentâneo, mas vai infeccionar a queimadura e a limpeza desses produtos é extremamente dolorida. Gelo também não deve ser usado, pois o frio em excesso também causa ferimento na pele. A água deve estar fria e corrente”, conclui Leandro.
O CBMBA alerta para que os cidadãos sigam as orientações com o uso do álcool. Lavar as mãos com água e sabão também é uma medida eficaz, principalmente para quem está cozinhando ou dentro de casa. O órgão pede ainda que as pessoas evitem sair das residências, para evitar a propagação do vírus.
Marcello Casal / Agência Brasil