Por meio do Twitter, o governador da Bahia, Rui Costa, alfinetou o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles. No post, o petista cobrou respostas efetivas do Governo Federal sobre as manchas de óleo que apareceram em praias do Nordeste.
“De helicóptero realmente não tinha como ver. Fazer foto e dizer que trabalhou é muito fácil. Deixe de fazer política e trabalhe. O senhor já sabe o q causou esse gravíssimo acidente ambiental? Além de nada, o que o senhor fez? Não quero acreditar em preconceito contra o Nordeste”, disse o governador.
Sem responder diretamente ao petista, o ministro publicou um vídeo de um navio responsável por encontrar vestígios de óleo na costa de Pernambuco e Alagoas – dois dos lugares prejudicados pelas manchas de óleo.
A discussão começou após, na rede social, o ministro questionar as ações do gestor baiano. Em uma postagem, Rui tinha detalhado que foram removidas mais de 155 toneladas do material e indagado o silêncio do Governo Federal, através da Marinha e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“Estive pessoalmente na Bahia anteontem, percorri de Salvador a Praia do Forte. Eu vi centenas de fuzileiros navais, agentes do IBAMA, equipes municipais, mas não vi ninguém do Governo Estadual”, publicou o ministro.