Aliança da Bahia, agora Alba Seguradora, mira novos mercados

O aquecimento do mercado de seguros, que cresce com índices de dois dígitos nos últimos anos, motivou a retomada de uma centenária seguradora baiana. Tradicional empresa do setor, a Companhia de Seguros Aliança da Bahia se reposiciona no mercado, com nova marca, Alba Seguradora, que será oficialmente lançada em evento oficial no próximo dia 6 de junho, em Salvador.

Sustentado na tradição, solidez e experiência de 153 anos de atividades, o reposicionamento da empresa, agora Alba Seguradora, acompanha a revolução digital e se dá num momento de expansão do mercado de seguros no Brasil. Desde 2012, o setor vem apresentando expressivo crescimento e tem previsão de ampliar mais 10% este ano, de acordo com a Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg).

Fundada na Bahia no Segundo Reinado, quando teve a sua primeira apólice de seguro marítimo autorizada pelo imperador Dom Pedro II, a tradicional Companhia Aliança da Bahia atravessou as várias fases da República brasileira e guerras mundiais, sobrevivendo a inúmeras moedas e crises econômicas. Agora se renova com a transformação digital e inicia um novo ciclo como Alba Seguradora em tempo de globalização, conectividade e inteligência artificial.

Nesta nova investida, acompanhada de total atualização tecnológica em parceria com a i4pro, que implantou o novo sistema, a Alba Seguradora restabelecerá operações com novos focos. “Se antes atuávamos fortemente em grandes riscos, agora a meta é atender à demanda de distribuição de seguros massificados”, informa o diretor comercial e de operações, Solon Barretto.

O executivo explica haver relevância nos ramos de riscos pessoais, atendendo também ao mercado em riscos patrimoniais. O ramo prestamista e o produto de garantia estendida são também estratégicos. O plano para atingir esses mercados enfatiza o tradicional canal corretor, em total sintonia com as ferramentas digitais, além de parcerias com representantes varejistas, entre outros do segmento affinity.

A companhia já vem desenvolvendo negócios, como o contrato firmado com uma das maiores varejistas baiana para a oferta de seus produtos como a garantia estendida e prestamista. A distribuição em balcões financeiros e digitais também farão parte dos canais de vendas. Inicialmente a prioridade da Alba Seguradora é a região Nordeste. A ideia é que a expansão para outras regiões do país se realize paulatinamente num processo de capilarização programada.

Para Solon Barretto, o potencial de mercado brasileiro de seguros é muito grande. Segundo ele, menos de 10% da população tem seguro de vida individual, afora também o baixo índice dos demais produtos quando comparado a outros países.

O crescente interesse pela educação financeira do povo brasileiro é um fator estimulador do mercado de seguros, que movimenta atualmente 6% do PIB nacional, de acordo com a CNSeg. Em 2022, o setor faturou – excluindo-se DPVAT, saúde complementar e previdência – cerca de R$ 160 bilhões.

A renovada empresa surge com o DNA do pioneirismo de ter elaborado o primeiro contrato de riscos operacionais do mercado brasileiro com pluralidade de coberturas em uma única apólice (all risks) para usinas hidrelétricas. A Companhia Aliança da Bahia assegurou a construção da então maior hidrelétrica do mundo, a Itaipu Binacional, em 1978.

A solidez, reputação e excelência técnica da companhia também lhe habilitou a ser sócia do Banco do Brasil na seguradora Aliança do Brasil, cuja participação posteriormente foi vendida à Mapfre Seguros. “A Alba traz um diferencial peculiar que alia a tradição de quem participou de momentos marcantes da história nacional a uma operação ajustada às novas tecnologias”, afirma o diretor da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenaseg), Danilo Silveira.