“Alteração no código de ética da odontologia visa modernizar a publicidade e propaganda, abordando aspectos fundamentais deste tema”, definem presidentes dos conselhos regionais de odontologia do Brasil.

Durante o XXI Congresso Internacional de Odontologia da Bahia (CIOBA), realizado em Salvador até este domingo(3), o Conselho Regional de Odontologia da Bahia (CROBA) liderou uma reunião com os presidentes dos Conselhos Regionais de Odontologia de todo o Brasil para debater e votar uma atualização crucial no Código de Ética da categoria.


O ponto central da discussão foi a regulamentação de publicidade para os cirurgiões-dentistas, área que impacta toda a categoria e não é revisada desde 2012.

A necessidade de atualizar o Código de Ética com foco na publicidade visa garantir a melhor prática profissional e proteger a sociedade contra o charlatanismo e práticas inadequadas de promoção de serviços odontológicos. Com as mudanças no cenário digital e o avanço das mídias sociais, torna-se fundamental estabelecer diretrizes claras para a publicidade na odontologia, assegurando que as informações transmitidas ao público sejam éticas e transparentes, e que reflitam o compromisso dos cirurgiões-dentistas com a saúde e o bem-estar dos pacientes.

“Essa atualização é um marco necessário para evitar a banalização e o uso indevido da publicidade odontológica, protegendo a imagem da profissão e, sobretudo, a segurança dos pacientes”, destacou o presidente do CROBA, Marcel Arriaga. Segundo ele, o novo regulamento busca limitar práticas publicitárias que possam induzir a população a equívocos, além de valorizar o exercício ético e responsável da odontologia em tempos de crescente exposição midiática.

O CIOBA se consolida, assim, como um importante fórum para debater temas essenciais para a odontologia brasileira. Realizado na capital baiana, o evento reafirma Salvador como um polo de inovação e ética na saúde, reunindo especialistas para promover o aprimoramento contínuo e a integridade da profissão.