Este ano, o projeto ‘Lápis na Mão – Em Casa’ da TV São Francisco premiou nas três categorias de 1º ao 3º lugar, alunos da rede municipal de ensino de Juazeiro. Com o tema “Educação em tempos de pandemia: um aprendizado que envolve criatividade”, o evento aconteceu nesta terça-feira (1º), no Espaço Multieventos da Univasf, com a participação dos finalistas, da secretária de Educação e Juventude, Lucinete Alves e os pais, com transmissão ao vivo na plataforma GSHOW Bahia, devido à pandemia.
A secretária de Educação agradeceu e parabenizou aos alunos pela conquista e TV São Francisco por essa importante iniciativa. “Dos 15 finalistas deste ano, 14 são das escolas da nossa rede municipal e os três vencedores também. Estamos colhendo os frutos de 12 anos de um trabalho de qualidade na Educação pública de Juazeiro, isso comprova o compromisso, investimentos e empenho do Governo Municipal para melhorar cada dia mais a aprendizagem dos nossos alunos. Este ano mais uma vez tivemos o melhor IDEB, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes na Bahia, temos muitas razões para comemorar”.
O 1º lugar na categoria Desenho Educação Infantil ficou para Anna Sophia, da EMEI Maria Júlia Tanuri, na categoria Desenho Fundamental I foi a aluna Sara Vitória, da Escola Maria Mazarello Cavalcanti e Lívia Silva da Escola Dom Avelar foi a vencedora na categoria Poema Fundamental I. Os alunos da Escola Maria Mazarello Cavalcanti foram destaque no concurso, com quatro alunos premiados em 1º, 2º e 3º Lugar.
A mãe Luzinete Bastos estava emocionada com o 1º lugar da filha Sophia. “A professora entrou em contato comigo para que ela participasse do concurso e logo nos organizamos, ela fez o desenho, gravamos o vídeo e ficamos na torcida. Divulguei para o máximo de pessoas e ela recebeu votos até da Itália. Esse projeto é muito lindo e só temos que agradecer à equipe maravilhosa da EMEI Maria Júlia e TV São Francisco”, ressaltou. “Eu fiz um desenho para mostrar as pessoas que têm que se cuidar na pandemia, usando máscara e álcool gel, e ficar em casa. Estou feliz com o prêmio que ganhei”, disse a aluna Sophia.
O evento obedeceu aos protocolos de saúde e cuidados com a segurança dos estudantes e dos pais e pela primeira vez a escolha dos vencedores aconteceu com a participação popular, através da votação pelo site www.lapisnamaotvsf.com.br.