A Noite da Beleza Negra acontece dia 28 de janeiro na Senzala do Barro Preto e ingressos já estão à venda
Foi dada a largada. As 14 candidatas ao título de Deusa do Ébano 2023 estão imersas no clima de preparativos para o grande dia do concurso. A 42ª Noite da Beleza Negra acontece no próximo dia 28 de janeiro (sábado), a partir das 20h, quando Daiane, Ingrid, Bárbara, Mayana,Tuane, Jamile, Dalila, Lorena, Laís, Carol, Larissa, Tailane, Mairine e Mércia sobem ao palco da Senzala do Barro Preto em busca do título de Rainha do Ilê Aiyê. Até lá, elas cumprem uma agenda de atividades organizadas pelo bloco Ilê Aiyê, entre elas aulões de dança afro com coreógrafas e professoras de dança, como Amélia Conrado, Vânia Oliveira, Soraia Souza e Gisele Soares. No total, são quatro aulões de dança, e o último deles acontece amanhã, das 15h às 17h, na Senzala do Barro Preto, com Amélia Conrado.
Como um dos principais critérios de desempate do concurso é a performance em dança afro, os aulões cumprem a função de tornar todas as candidatas competitivas e garantir um belo espetáculo no palco da festa. Nesta edição, mais uma vez o dramaturgo, diretor teatral, produtor, escritor e roteirista baiano Elísio Lopes Jr assina a direção geral do evento, que representa uma das principais ações afirmativas do Ilê Aiyê. Nos próximos dias, o bloco irá anunciar a atração musical da 42ª Noite da Beleza Negra que, pela primeira vez, tem uma mulher trans entre as finalistas, marcando um ineditismo nos 41 anos de realização do concurso.
“Eu estou aqui muito honrada, porque nunca imaginei que seria a primeira mulher trans a concorrer ao título da Deusa do Ébano, quebrando tabus. O que importa não é só conquistar, mas poder ocupar esses espaços e mostrar à sociedade que eu posso estar em qualquer espaço”, comemorou Laís de Araújo Ferreira, 26 anos.
São 14 mulheres com diferentes histórias de vida e que contaram, nesta edição, com a novidade da ampliação da idade das candidatas do concurso, que agora podem ter entre 18 e 35 anos. Agora todas elas se cruzam na reta final da conquista de um título que não apenas as reconhece como mulheres belas, mas que as elege como uma voz poderosa na luta por igualdade racial. A Noite da Beleza Negra é o mais importante concurso de beleza de mulheres negras do Brasil.
“A Noite da Beleza Negra é uma das principais ações afirmativas do bloco Ilê Aiyê. Desde já parabenizo cada uma das candidatas pelo esforço e dedicação. O concurso de Rainha do Ilê Aiyê contribui para fortalecer a autoestima da mulher negra da Bahia, do Brasil e do mundo”, comenta o presidente da entidade, Antônio Carlos Vovô.
FINALISTAS:
1.Bárbara Cristina Sá Sacramento,
2.Caroline Xavier de Almeida
3.Dalila Santos de Oliveira
4.Daiane de souza conceicao
5.Ingride Silva do Nascimento
6.Jamile Fátima de Oliveira Santos
7.Lais de Araújo Ferreira
8.Larissa Valéria Sá do Sacramento
9.Lorena Santos da Silva
10Mairine Pereira Nonato
11.Mayana Paiva dos Santos Paiva
12. Mercia Cristina Silva Machado
13.Tailane Brito Santos
14.Thuane Vitória Pereira Santana