Ana Passos destaca os 2 anos de funcionamento da Policlínica Regional em Juazeiro

Nesta sexta-feira, dia 30 de julho, a Policlínica Regional de Juazeiro completou 2 anos de funcionamento, contabilizando cerca de 82 mil atendimentos, aos pacientes dos 10 municípios da região Norte da Bahia. Os pacientes que chegaram à unidade de saúde para atendimento foram recebidos com musica ao vivo, de voz e violão, ornamentação festiva e bolo de aniversário, tudo para comemorar a data e dentro das normas de distanciamento e prevenção da Covid-19.

A Presidente do Consórcio Interfederativo de Saúde de Juazeiro (entidade responsável pela gestão da unidade), Ana Passos, fez questão de participar da singela comemoração e destacou os avanços conquistados na saúde de toda região sanfranciscana com a chegada da Policlínica Regional a Juazeiro. “A unidade está alcançando um grande número de pessoas que não tinham acesso a consultas e exames com especialistas, inclusive pacientes da zona rural, que estão tendo a oportunidade de acessar esses profissionais devido à disponibilidade de micro-ônibus que os transporta na ida e na volta ao município. Fico feliz em fazer parte dessa história, são dois anos ofertando a população de 10 municípios serviços especializados de excelência em saúde, tudo isso graças a parceria com o Governo do Estado e aos esforços das gestões municipais que compõem esse consórcio”, destacou Ana Passos.

A Policlínica de Juazeiro contempla pacientes de 10 municípios (Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá), disponibilizando consultas com especialistas, exames e procedimentos. A unidade, que integra o Consórcio Público Interfederativo de Saúde de Juazeiro possibilitou suprir a carência de exames mais complexos, pois visa prestar serviços de média complexidade na rede de saúde da região, ampliando o acesso ambulatorial às diversas especialidades e exames em busca de uma maior atenção à saúde do paciente.

As policlínicas resultam de uma parceria entre o Governo do Estado e os municípios formados pelos Consórcios Públicos de Saúde. O Governo do Estado investe na construção e na aquisição de equipamentos e micro-ônibus, que no caso específico de Juazeiro foram investidos R$ 22,3 milhões. Além disso, o Estado é responsável pelo custeio de 40% do gasto mensal e os outros 60% são divididos entre os municípios consorciados de acordo com o número de habitantes.