Obra em Stella Maris vai contar com recursos federais viabilizados pelo vereador de Salvador
A primeira pista olímpica de skate park da Bahia vai sair do papel. Com recursos viabilizados pelo vereador André Fraga (PV), a ordem de serviço para construção do equipamento esportivo foi assinada pelo prefeito Bruno Reis (UB) e pelo titular da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Daniel Ribeiro, na terça-feira (21), data em que se comemora o Dia Mundial do Skate. A pista será localizada no Petromar, no bairro de Stella Maris.
“Era final de 2019 quando o então presidente da Federação de Skate da Bahia (Feseb) me ligou e disse que tinha um projeto para construção de uma pista de skate e só precisava da assinatura do prefeito. ACM Neto assinou, a gente conseguiu viabilizar os recursos e vamos trazer para cá a primeira pista olímpica park da Bahia”, lembrou o vereador em discurso realizado na cerimônia de assinatura da ordem de serviço.
O equipamento esportivo terá 1,2 mil m² e será integrado a uma praça que também será construída na Rua Euler Pereira Cardoso e que terá diversos equipamentos destinados ao lazer e ao condicionamento físico dos usuários, como quadra de esportes, pista de cooper, parque infantil e academia de saúde. Junto com os recursos viabilizados pelo vereador André Fraga, o investimento total da Prefeitura é de R$2 milhões.
O vereador do Partido Verde lembrou, durante o discurso, que o Executivo está reformando pistas antigas e construindo novas. “Além disso, o prefeito está reformando hoje outras pistas de skate em Salvador. A gente está desenvolvendo, junto com a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), projetos para outros três novos equipamentos. Salvador vai se transformar na capital do skate, que é um esporte olímpico e que tira a juventude de onde ela não deveria estar”, disse Fraga.
Essa reforma nas pistas também foi conseguida graças à atuação do vereador, que destinou emenda de R$ 300 mil para essa finalidade. Neste momento, estão sendo beneficiadas as pistas do Imbuí e Stella Maris, que já foram reformadas, de Canabrava e do Parque dos Ventos, cujas obras já começaram, e Baixa de Quintas, Parque da Cidade e Barris, cujas obras devem começar em breve.
Todas essas pistas, no entanto, são da modalidade street, que também é uma modalidade olímpica. Ela é caracterizada por simular elementos da rua como escadas e rampas para os atletas fazerem manobras. Já a pista Park conta com um bowl – similar a uma piscina vazia em formato de tigela – com paredes de até quatro metros de altura.
Foto: Divulgação/Ascom