André Fraga participa da abertura da 9ª edição do Parapraia

Vereador foi voluntário da ação do banho de mar assistido para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida

O vereador André Fraga (PV) esteve presente na abertura da 9ª edição do Parapraia em Salvador. Idealizador do projeto, Fraga atuou como voluntário e contribuiu para proporcionar o banho de mar assistido às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, no sábado e domingo (24 e 25 de fevereiro), na praia de Ondina. A programação vai até o dia 10 de março, sempre nos finais de semana, das 8h às 12h. 

“O Parapraia surgiu de um momento em que estava caminhando pela orla de Salvador e vi uma família tentando colocar uma pessoa em cadeira de rodas na água do mar. Eu percebi que aquilo era uma dor da cidade. Desenhamos um projeto, levamos ao então prefeito ACM Neto, conseguimos apoiadores do setor privado e criamos essa iniciativa em 2014”, lembra o parlamentar, que na época era titular da então Secretaria Cidade Sustentável (Secis). 

Fraga permaneceu na pasta até 2020, quando saiu para se candidatar a vereador e, em todos esses anos, o Parapraia continuou sendo realizado. Em 2021 e 2022, houve uma interrupção por causa da pandemia.

“Hoje, representando a Câmara de Salvador, atuo como voluntário. No ano passado, fui padrinho do Parapraia. Nosso mandato tem lutado pela acessibilidade como um todo na cidade e para que a Prefeitura de Salvador continue viabilizando a existência desse projeto”, comentou. 

Fraga lembra outras iniciativas na área: o Curso de Audiodescrição, promovido em 2021; atividades de apoio às mães de crianças com microcefalia; e Projeto de Indicação nº 77/2021, que pede a criação de uma Central de Audiodescrição em Salvador. Esse será um espaço de formação de profissionais para aplicar a audiodescrição como recurso de comunicação para pessoas com deficiências ou que necessitem desse recurso, como explica André Fraga.