André Fraga participa da retomada de coleta seletiva em Salvador

Projeto em parceria com a Prefeitura, a Casa So+Ma, converte materiais recicláveis em benefícios

O vereador André Fraga (PV) participou, na sexta-feira (11), em Stella Maris, da inauguração de uma unidade da Casa SO+MA, espaço para a troca de materiais recicláveis, fruto de uma parceria com a startup So+ma e a Prefeitura de Salvador. Com a presença do prefeito Bruno Reis e da vice-prefeita Ana Paula Matos, o ato de inauguração contou ainda com vereadores e representantes da startup de impacto So+ma e do Grupo Heineken.

“Essa é uma ideia que começou em 2019, quando ainda era secretário [Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência de Salvador], e fui procurado pela equipe da So+Ma. Acredito que projetos como esse, com apoio da gestão pública e da iniciativa privada, são o melhor caminho para que a política nacional de resíduos sólidos saia, de fato, do papel”, comentou André Fraga durante o evento.

Como funciona

A unidade de Stella Maris funciona na praça localizada na Alameda Praia de Guaratuba. Os moradores devem preencher um cadastro no local. Os resíduos são pesados e multiplicados pelo valor de cada produto. As doações podem trocar os pontos por alimentos, cursos, descontos, dentre outras ações. Em seguida, o material é armazenado e encaminhado para uma das cooperativas parceiras.

O objetivo da iniciativa é chegar a 12 casas de recebimento de resíduos até agosto deste ano. Durante a primeira fase de instalação do programa, em 2019, no bairro de Periperi, a unidade gerou 311 toneladas de resíduos reciclados, beneficiou 2.2 mil famílias, realizou quase 9 mil trocas por alimentos e 37 trocas por cursos de gastronomia, fotografia, moda, negócios, computação, entre outros.

O horário de funcionamento das unidades é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h.

Foto: Divulgação/CMS