A data foi instituída através da lei de autoria do vereador, aprovada em 2015 pela Câmara Municipal de Salvador
O Dia Municipal do Desarmamento Infantil, comemorado em 15 de abril (segunda-feira), foi lembrado pelo vereador Antonio Carolino. A data é uma forma de incentivo para campanhas dessa temática, promovendo nas escolas e na sociedade a cultura da paz.
Autor da Lei n°8.843/2015, que instituiu a data, o vereador ressaltou a importância de propiciar às crianças o caminho de resolver seus problemas sem uso da violência, mas sim através do diálogo e das ferramentas cidadãs. “O dado concreto é que todos temos que nos envolver e difundir a cultura da paz, todos os dias, independente das nossas idades. Falta agora destruirmos armas de fogo de brinquedo em praça pública. Também é preciso impedir que nossos pequenos usem tais artefatos de forma física e/ou digital, para que quando eles estiverem adultos entenderem que a paz é sempre o melhor caminho”, afirmou.
Carolino frisou ainda que a data, que faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), faz-se necessária em tempos de violência e de múltiplas guerras no mundo. “A paz e o desarmamento precisam ser alvos de debate permanente entre nossas crianças e adolescentes, em toda Salvador, Bahia e Brasil”, finalizou.