Depois de uma primeira edição de grande sucesso e ampla repercussão em Salvador, o Festival do Bacalhau está de volta ao Boteco Português, agora em dose dupla! Atendendo aos inúmeros pedidos dos clientes, o evento retorna com força total em 2025, celebrando um dos ingredientes mais emblemáticos da culinária portuguesa, desta vez nas duas unidades da casa: Rio Vermelho e Morro de São Paulo.
Em homenagem a Semana Santa, entre os dias 14 de abril e 4 de maio, os apaixonados pela gastronomia portuguesa poderão aproveitar um menu exclusivo criado especialmente para o festival, com receitas tradicionais e autorais assinadas pelo renomado chef português Gonçalo Ramirez. Os pratos, que exaltam a versatilidade e a sofisticação do bacalhau, incluem delícias como Bacalhau à Narcisa, Bacalhau à Zé do Pipo, Bacalhau Espiritual e Migas de Bacalhau, com valores a partir de R$136,90.
“Realizar o Festival do Bacalhau em solo baiano será uma forma de resgatar e celebrar essa herança, por meio de aproximar o público local da tradição gastronômica de Portugal. Reforçando, assim, os laços culturais entre os dois povos e mostrando diferentes formas de preparar o bacalhau e indo assim além das receitas mais comuns como o “à Brás” ou o “com natas”, afirma Ramirez.
Chef Gonçalo Ramirez. Foto: Leonardo Freire.
O Bacalhau no Brasil:
Com origem na tradição portuguesa, o bacalhau chegou ao Brasil ainda no período colonial, com a técnica de salga e conservação do peixe. Com o tempo, o que era um costume europeu passou a fazer parte da identidade do brasileiro, especialmente durante a Semana Santa. O peixe se tornou símbolo das celebrações religiosas, mas também da cultura e da memória afetiva de muitas famílias. Hoje, o Brasil é um dos maiores consumidores de bacalhau do mundo, ocupando posição de destaque no mercado internacional.
Sobre essa relação dos brasileiros com o pescado, Gonçalo Ramirez reforça essa conexão afetiva. “Para muitos brasileiros (especialmente aqueles que são descendentes de portugueses), o bacalhau tem inequivocamente um valor simbólico muito ligado aos dias de festa, como a Páscoa e o Natal em família. Então o festival também ele pode e evoca essas memórias afetivas nas pessoas” conta Ramirez.
Como um diferencial do evento, todos os clientes que pedirem os pratos do festival nas unidades físicas ganharão uma taça de vinho português, escolhida para harmonizar perfeitamente com cada receita.
Para quem prefere saborear essas delícias em casa, os pratos também estarão disponíveis por delivery via iFood e pelo site oficial do Boteco Português: www.botecoportugues.com.br.
Bacalhau à Zé do Pipo do Boteco Português. Foto: Leonardo Freire
Sobre o Boteco Português: Localizado em Salvador e Morro de São Paulo, o Boteco Português é um espaço dedicado à celebração da cultura e gastronomia portuguesas. Com um ambiente acolhedor e pratos autênticos, o Boteco Português oferece uma experiência única para os amantes da culinária lusitana.