Atividades da Codesal em 2020 são apresentadas ao Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais

A atividades da Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizadas ao longo de 2020 foram apresentadas, nesta quarta-feira (09/12), ao Comitê Interinstitucional de Ações Emergenciais, instituído pelo decreto nº 29.187/2017 que criou o regimento da Codesal.

Segundo o regimento, o comitê tem como função articular e desenvolver ações para a atuação efetiva dos órgãos competentes, quando da necessidade de resposta frente a situações de emergência, a exemplo das ocasionadas em períodos chuvosos, necessárias ao desenvolvimento da Operação Chuva entre março a junho de cada ano.

Durante a reunião, realizada por videoconferência, o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, destacou que 2020 foi um ano de grandes desafios, traduzidos pela pandemia do novo coronavírus e pela ocorrência de chuvas, que apresentaram os maiores índices de precipitação em 36 anos.

Apesar disso, foram positivos os avanços alcançados pela Codesal desde 2016, quando por iniciativa do prefeito ACM Neto, o órgão foi reestruturado, passando a adotar ações de prevenção, permitiu encerrar a Operação Chuva 2020, entre março e junho, sem o registro de ocorrências graves na capital.

“Graças a essas iniciativas e a coesa colaboração dos integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMPDC) pudemos, de modo satisfatório, cumprir a nossa missão que é a de salvar vidas. Hoje, estamos certos, que não se pode mais pensar em defesa civil como exclusiva resposta às contingências, mas como atividades estruturadas em ações preventivas”, disse Sosthenes Macêdo que destacou a continuidade, a partir do próximo ano, deste trabalho pelo prefeito eleito Bruno Reis e a vice Ana Paula Matos.

AÇÕES

Entre as atividades realizadas pela Codesal, foram destacadas:

A instalação de lonas plásticas em encostas como medida emergencial. De janeiro a 30 de novembro de 2020, foram liberados 516.524m² colocadas em 3.659 encostas.

A aplicação, desde 2016, de 125.613,38m² de geomantas em 195 encostas na cidade, com um investimento total de R$18.782.658,96, beneficiando 8.091 famílias. Trata-se de uma tecnologia de cobertura provisória das encostas para impermeabilização, que utiliza um geocomposto de PVC e geotêxtil com cobertura de cimento jateado de rápida instalação e baixo custo.

A elaboração de 133 (cento e trinta e três) mapas de risco até 30/11/2020, tendo sido realizados 28 (vinte e oito) em 2020. Trata-se de importante instrumento de política pública na medida em que permite hierarquizar os problemas, priorizar o atendimento em caso de desastre.

A formação de mais dez Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs) com a participação de 107 pessoas. O objetivo é preparar as comunidades localizadas em áreas de risco para reduzir a ocorrência de desastres nos períodos de chuva.
A realização de vistorias de modo a identificar vulnerabilidades construtivas ou geológicas, encaminhando demandas de intervenção aos órgãos membros do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil – SMPDC.

Foram realizadas 17.713 vistorias no período compreendido entre 01/01/2020 a 30/11/2020. Dessas, 10.055 foram realizadas no período da Operação Chuva. Foram 22.946 encaminhamentos às secretarias, órgãos e entidades responsáveis para a realização de intervenções em situações de sinistro ou onde houve risco à população.

Ao finalizar a apresentação, Sosthenes Macêdo agradeceu a colaboração de todos, destacando a importância da participação dos membros do comitê pois se trata de uma “importante colaboração para o funcionamento do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”.

PARTICIPANTES

Participaram os representantes do Comitê, Sosthenes Macêdo/Codesal (coordenaldor geral), Francisco Costa Júnior/Codesal (subcoordenador), Débora Fonseca Gomes Oliveira e Vitor Ramos Costa Dórea, pela Casa Civil, Patrícia Almeida/ Coelba, Victor Melo/Desal, Marcelo Silva Gomes e Etenilson da Silva pela GCM, Jay Márcio Neves e Flávia Ribeiro pela Ouvidoria, Antônio Fernando Carneiro Costa/SMS- Samu, Everaldo Costa Jr. e Hélio Pereira pela Sedur, Aldeci Andrade e Télio Barroso de Souza Filho pela Sempre, Vitor Gantois/Sudec, Antônio Neri e Paulo Malbouisson pela Transalvador.
Como convidados: Luiz Edmundo, presidente do CREA/BA; Loris Brantes/Unijorge/CAU, André Maracajá, subprefeito PB Barra/Pituba, Ernesto Carvalho/CAU, Itajacy Diniz, diretor do INMET, Vigílio Daltro, secretário da SEMAN, João Resch, secretário da SECIS, Henrique Daltro, coordenador da Defesa Civil de Serrinha, Francisco de Assis Ferreira Silva, coordenador da Defesa Civil de São Francisco do Conde. Também participaram Ivelise Moreira/Limpurb, Douglas Teles e Flamínio/Seman. Pela Codesal, Denise Fraga, Esmeraldo Tranquilino, Rita Moraes, Dalton Andrade, Giuliano Carlos, Gabriel Leite, Iraildes Aragão, Leilane Souza Lucas Pimentel, Matteo Pettinaroli, Herbert Ruy e Milena Souza.