Representante da Arena Aquática Salvador no I Campeonato Baiano de Esportes Aquáticos Virtual, o jovem atleta Ricardo Parmezan Castro, 17 anos, disputará a semifinal do torneio nesta quarta-feira (13). A etapa acontece às 17h, em live que será transmitida pelo perfil do Instagram da Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (@fbdaoficial).
Castro passou para essa fase da competição após bater, na última quinta (7), o representante do Clube dos Empregados da Petrobras (Cepe), Adriano Lamarca, pelo placar de 115 x 110. A semifinal do campeonato seguirá o mesmo formato da fase anterior, sendo que os competidores participarão de três blocos com cinco perguntas, com temáticas referentes ao cenário internacional e estadual dos esportes aquáticos.
No primeiro bloco, as perguntas são de múltipla escolha, valendo 10 pontos cada. Já no segundo bloco, as questões são de Verdadeiro ou Falso, valendo 15 pontos cada. No terceiro bloco, a resposta do participante é livre, sem alternativas de escolhas, valendo 20 pontos a cada acerto.
A final da competição, antes marcada para o sábado (17), foi antecipada para a sexta (16). O vencedor sairá de uma live simultânea que acontecerá às 18h30. Além das 15 questões divididas em três blocos, haverá a “Pergunta do Coach”, valendo 25 pontos, com questões formuladas pelo especialista Alexandre Pussield. O ganhador receberá um troféu. No mesmo dia, às 17h, ocorrerá a disputa pelo terceiro lugar.
Competição – Realizado pela Federação Bahiana de Desportos Aquáticos (FBDA), o I Campeonato Baiano de Esportes Aquáticos Virtual foi idealizado com o intuito de testar o conhecimento dos atletas por meio de um quiz esportivo, enquanto as recomendações de distanciamento social mantêm paralisadas as atividades práticas durante a pandemia do coronavírus. O torneio conta com a participação de oito clubes que se destacaram em competições realizadas na temporada 2019. Cada equipe selecionou um participante.