A canoagem brasileira receberá, a partir desta segunda-feira (20), o reforço dos atletas baianos Evandilson Elisio Avelar, Jonatan Coutinho dos Santos, Izaquiel dos Santos e Santos e Evelin Gomes. Os jovens pertencem ao projeto social Remando no Rio de Contas, executado com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Com passagens cedidas pela Sudesb, os atletas embarcam às 10h45 desta segunda-feira com destino à cidade de Capitólio, em Minas Gerais, passando a integrar oficialmente a equipe permanente de canoagem brasileira 2020. Já nos dias 18 e 19 março, a equipe estreia na Copa Brasil de Canoagem, em São Paulo.
Além deles, mais cinco atletas da Federação Baiana de canoagem já integram a Seleção Brasileira, que conta, em seu quadro, os também baianos e medalhistas olímpicos Isaquías Queiroz e Erlon Silva.
Projeto
Com atividades desde 2017 nas cidades de Ubatã, Ubaitaba e Itacaré, o projeto Remando no Rio de Contas atende 270 jovens de 08 a 18 anos e é desenvolvido por meio de convênio firmado entre a Sudesb e a Associação Cacaueira de Canoagem – ACC. Para executar a ação, a entidade conta com o apoio das seguintes associações: Canoagem de Itacaré (ACI) e Ubatense Esportiva de Canoagem (AUEC).
Interessados ainda podem se inscrever nos núcleos desenvolvidos nos três municípios. As aulas práticas acontecem durante todos os dias da semana, com oficinas às segundas e quartas-feiras. Para se inscrever, o responsável pelo jovem deve apresentar RG, CPF e comprovante de residência.
Fonte: Ascom/ Sudesb