Atrizes mirins resgatam ancestralidade e abordam racismo em espetáculo infantojuvenil

O espetáculo ‘Dandara na Terra dos Palmares’, dirigido por Agamenon de Abreu, revela a história de uma criança negra que sofre discriminação étnico-racial, protagonizada por Yandra Góes e Maria Alice Xavier. O infantojuvenil encerra temporada neste domingo (25), às 16h, no Teatro Gregório de Mattos, em Salvador.

Os ingressos podem ser adquiridos por meio do Sympla (https://www.sympla.com.br/artesintonia) ou no local, no dia da apresentação, por R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Com produção da Arte Sintonia Companhia de Teatro, a montagem traz o racismo estrutural como um tema inerente a questões de cunho social em um linguagem lúdica para crianças e traz à cena a vida de uma jovem negra que sofre preconceito racial na escola.

A peça leva ao público a narrativa, com texto inédito de Antônio Marques, de uma criança que vive sob os cuidados de sua avó e sonha com Palmares, lugar onde conhece a luta dos seus antepassados. No sonho, a menina conhece a guerreira Dandara dos Palmares, símbolo da força feminina, que a faz amar seu nome e admirar suas raízes.

Para a atriz Yandra Góes, de 14 anos, “expressar através da arte a verdadeira história de uma heroína negra, que foi tão importante na luta contra o racismo, e não apenas as que são contadas nos livros de história das escolas, e, sim, as que presenciamos todos os dias com as manifestações de racismo contra a população negra é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e igualitária”.

A atriz Maria Alice Xavier, de 13 anos, ressalta a importância e a inexistência de espetáculos que abordam o racismo para o público infantil. “É muito importante pra mim, porque hoje em dia, infelizmente, ainda não conseguimos achar espetáculos infantis sobre o racismo estrutural. O espetáculo é muito especial porque aborda um assunto tão importante para nossa sociedade de uma forma descontraída para que nossas crianças possam conhecer a história de nossos ancestrais”, destaca.

Além das atrizes mirins, o espetáculo conta com canções originais de Emillie Lapa e Natalyne Santos e no elenco com os atores da companhia, Denise Correia, Gilson Garcia e Leonardo Freitas e os atores convidados Diogo Lopes Filho e Natalyne Santos.