O vereador Dr. José Antonio (PTB) realizou, na manhã desta terça-feira (6), uma audiência pública sobre os distúrbios do sono. O evento ocorreu pela plataforma Zoom e foi transmitido pela TV Câmara e pela Rádio Câmara.
Participaram do debate os médicos Dr.Francisco Hora, coordenador do Laboratório do Sono e Líder da Especialidade do Hospital Português, e Drª Cristina Salles, Presidente da Liga Baiana do Sono e Associação Brasileira do Sono-Regional Bahia.
O parlamentar é autor do Projeto de Lei nº 67/2021 para que seja instituída, em Salvador, a Semana de Conscientização dos Distúrbios do Sono. Segundo a proposição, inúmeros distúrbios do sono, como insônia, sonolência excessiva, sonambulismo, apneia do sono, síndrome das pernas inquietas etc., acometem a população e são, frequentemente, negligenciados ou desconhecidos. O projeto segue em tramitação na Casa.
Durante a audiência pública, o médico Dr. Francisco Hora, pioneiro no estudo dos distúrbios do sono na Bahia, destacou a importância do tema, e parabenizou o vereador pela iniciativa em querer instituir a Semana de Conscientização dos Distúrbios do Sono.
“Dr. José Antonio pode contar comigo para fortalecer o debate sobre este tema tão relevante para a saúde de todas as pessoas. Os distúrbios do sono impedem que o indivíduo tenha um vida saudável. Um sono de qualidade é possível com o tratamento certo. Sem o uso indiscriminado de medicamentos”, pontuou.
Na sua fala, Drª Cristina Salles trouxe um pouco do trabalho realizado pela Liga Baiana do Sono e as campanhas que são realizadas, anualmente, sobre o tema. Além disso, ela, ainda, enfatizou a importância de trazer o assunto para mais perto da sociedade.
“Dr. José Antonio pode contar comigo e com a Liga para fortalecer o debate sobre os distúrbios do sono, esclarecendo a toda sociedade sobre a importância de dormir bem”, frisou Drª Cristina Salles.
O vereador Dr. José Antonio contou um pouco da sua experiência como portador dos distúrbios do sono. Ele sofria com a apneia do sono e sofreu alguns acidentes por dormir ao volante.
“Os distúrbios do sono provocam alterações do humor, da memória e da capacidade mental, como aprendizado, raciocínio e pensamento, dor de cabeça e ronco, assim como, ao longo do tempo, o indivíduo pode tornar-se hipertenso e/ou diabético, suscitando o surgimento da síndrome metabólica, o que poderia gerar o aumento do risco de mortes por cardiopatias”, disse o vereador, que também é médico.
“A audiência pública promoveu a sensibilização sobre as perturbações do sono e chamamos a atenção para o impacto negativo que essas exercem sobre a vida das pessoas e a sociedade. Agradeço o apoio dos especialistas, Dr. Francisco Hora e Drª Cristina Salles, que trouxeram para todos nós informações relevantes acerca do tema, além de esclarecer a todos com as respostas elucidativas durante o debate”, acrescentou o parlamentar.
Foto: Reginaldo Ipê.