Aulas Forte são disponibilizadas no YouTube do Instituto Forte até 26 de agosto

Artistas e técnicos das artes residentes do Forte do Barbalho criaram 16 vídeos aulas

Em apoio às condições de permanência do bem cultural das artes cênicas dentro do Forte do Barbalho e na cidade de Salvador, diante e apesar da pandemia do Covid-19, artistas e técnicos residentes há anos no espaço criaram o Instituto Forte e desde o dia 02 até 26 de agosto têm lançado uma série de 16 oficinas de formação sobre práticas e técnicas artísticas chamado Aulas Forte, transmitidas gratuitamente através da plataforma do Youtube da instituição (https://www.youtube.com/channel/UC059iidCm7E363HelFIh_cQ). 

As Aulas Forte, através de diálogos didáticos, sistematizam o trabalho de criação estética e gestão da arte e pretendem garantir uma aprendizagem que entenda a arte também como meio de produção e sobrevivência, em vista do foco na expansão da área artística no mercado de trabalho, que é conhecida por ser pequena e competitiva. Além disso, é ao pensar no grande número de pessoas excluídas das possibilidades de acessar e ter contato com a arte como alicerce fundante de seu desenvolvimento, que as formações viabilizam a descoberta de habilidades, o exercício da criatividade, inovação e ferramentas de trabalho.

Nas aulas, que ficarão de forma permanente na plataforma, evidenciam a importante articulação entre as etapas e os profissionais envolvidos e valorizam a riqueza da aprendizagem individual e coletiva, o público já pode assistir aos encontros sobre Espelho de Camarim Portátil com Anderson Miranda, Concepção de Iluminação com Luciano Reis, Oficina de Grafite com Diógenes Neto e Oficina de Artesanato com Descartáveis com Maria das Candeias e ainda terá temas como Chapelaria Artesanal (09/08), Serralheria Artística(10/08), Gravatas, Medidas e Perucas ( (11/08), Desenho Técnico (12/08), entre outros. 

“Quem assistir às vídeo-aulas terá contato direto com os maiores responsáveis pelos bastidores da cena em Salvador. O Aulas Forte busca visibilizar profissionais que são invisíveis aos olhos do grande público. Aproximar as pessoas da carpintaria artística pode ser a chave para aproximar do espetáculo”, afirma Fernanda Paquelet, que assina a direção de produção do projeto e provocadora artística do Aulas Forte.

Instituto Forte – Aulas Forte é uma projeto contemplado pelo Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural ou Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas ou Conceição Senna de Audiovisual (Conforme chamada onde o projeto foi selecionado), da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.