Autorização de poda de vegetação em área privada pode ser feita pela internet

O cidadão que precisa realizar a poda de árvores em área particular já pode solicitar o serviço sem sair de casa. O pedido deve ser realizado pelo portal de serviços da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur). Essa é mais uma ação do eixo Simplifica, do programa Salvador 360, que tem o objetivo de reduzir a burocracia na capital baiana, criando um ambiente favorável aos investidores.

Pela internet, o cidadão pode solicitar a autorização para poda de até 100 indivíduos arbóreos. O usuário informa o endereço onde deseja realizar a poda, identifica as espécies, a quantidade de árvores a serem podadas e o motivo da poda. O documento de autorização fica disponível para impressão no site logo após a compensação bancária do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

A autorização é concedida com base na Lei 9.187/2017, que dispõe sobre a regularização das atividades de podas e erradicações de árvores em todo município. A multa pela supressão ou poda de árvore sem a devida autorização do órgão varia de R$ 600 a R$ 50 mil.

O serviço pode ser solicitado pelo link: http:// servicos.sedur.salvador.ba.gov.br/#/portal/carta-servicos/servico/7053