BaianaSystem conquista título de ‘Melhor Álbum de Rock em português’ no Grammy Latino

Na noite desta quinta-feira (14) o grupo BaianaSystem teve seu trabalho reconhecido pela comunidade internacional mais uma vez. Eles foram consagrados com o título de “Melhor Álbum de Rock em Português” no Grammy Latino 2019.  A banda de Russo Passapusso concorria com The Baggios, Chal, Pitty, Liniker e os Caramelos.

Segundo o Bahia Notícias o prêmio foi entregue em cerimônia no MGM Grand Garden Arena, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O veterano Gilberto Gil foi outro baiano premiado no evento. Ele venceu a categoria “Melhor Álbum de MPB” com o disco “OK OK OK”, desbancando outros nomes como Zeca Baleiro, Nana Caymmi, Zélia Duncan, Delia Fischer e Jards Macalé.

Os demais troféus para as produções no idioma brasileiro foram para o duo Anavitória, com o álbum “O Tempo é Agora” na categoria “pop contemporâneo”, Mart’Nália, por “Mart’Nália canta Vinicius de Moraes” na categoria samba/ pagode”, Marília Mendonça pelo trabalho “Em Todos os Cantos” na categoria “sertanejo”, Hermeto Pascoal com “Hermeto Pascoal e sua Visão Original do Forró” na categoria “música raiz” e para o músico Tiago Iorc pela faixa “Desconstrução”, eleita a “melhor canção em língua portuguesa”.

Assim como no Grammy original, os indicados são selecionados pelo voto de criadores da música de todo mundo, que integram a Academia Latina de Gravação. Em seguida, esses artistas, compositores, músicos e produtores elegem os vencedores.