Baixio, localidade de Esplanada-Ba e situada no litoral norte baiano, tem previsão de investimentos da ordem de 5,6 BI, com projetos que estão em andamento

A localidade de Baixio no litoral Norte tem grandes projetos que movimentam R$ 5.6 bilhões.  A iniciativa é do Grupo Prima, empresa estabelecida em 2005 na capital baiana e que é dona do Hotel Fasano Salvador, localizado na Praça Castro Alves. Na Vila de Baixio, já estão em funcionamento o Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe e a Pousada Aldeola, ambos do Grupo Prima e operados pela rede Slaviero. Além de casas com quatro suítes no Condomínio Ponta de Inhambupe e o Centro Comercial, onde ficam as sedes do Instituto VOAR e da Baixio Turismo.

A construção da área mais nobre — a Lagunas de Baixio — vai começar em 2025. A 8 km de distância da Vila de Baixio, essa área terá três resorts internacionais de luxo: um Fasano, um Anantara (o primeiro hotel da marca nas Américas) e uma terceira bandeira que está em negociação. O local vai contar também com um aeródromo com capacidade de receber aviões comerciais de grande porte, heliporto, parque ecológico e infraestrutura autossustentável.

Ao Portal A TARDE, Antonio Barretto Junior, diretor do Destino Baixio no Grupo Prima, disse que o Grupo Prima investe em Baixio para desenvolver de maneira sustentável e a longo prazo um destino turístico autêntico e sofisticado. “Nosso objetivo é criar um destino que combine o máximo de conforto, bem estar e biodiversidade, respeitando e valorizando a riqueza natural e cultural da região. Por meio do Instituto VOAR, garantimos nosso compromisso sólido de responsabilidade sócio-ambiental, assegurando que todas as etapas do projeto respeitem a inclusão social e o fortalecimento da economia local, gerando capacitação profissional, empregos e novas oportunidades de negócios para a região, além, é claro, da preservação ambiental”, disse.

Para desenvolver esse projeto, o Grupo Prima investirá R$ 5.6 bilhões em dez anos, numa área de 6.300 hectares com 14 km de praia. O local conta com bioma. Baixio é um destino turístico interessante para os entusiastas da natureza, pois conta com mirantes de vista panorâmica, diversos biomas (Restinga com dunas, Mangue e Mata Atlântica), além de nascentes e lagoas de águas cristalinas.

Além disso, o destino oferece uma variedade de atividades que incluem prática de esportes de aventura, como caminhadas em trilhas, bikes, cavalgadas, passeios off-road e outras atrações. O Grupo Prima é responsável também por projetos como o residencial Horto Barcelona e o Horto Parque Barcelona, ambos no Horto Florestal; o Torre Barcelona, no Corredor da Vitória, e o Morro Ipiranga Residence, na Barra.

No dia 20 de setembro, arquitetos vão participar da primeira Mostra Ponta de Inhambupe Residences. A exposição é composta por seis apartamentos de dois quartos de 68m2 cada e um de três quartos de 88m2, decorados pelos profissionais participantes. “O objetivo dessa mostra é engajar os profissionais de arquitetura e decoração nos nossos empreendimentos, aliando sofisticação, charme e funcionalidade nas casas de segunda residência no Condomínio Ponta de Inhambupe. Baixio é um destino turístico e imobiliário que alia natureza exuberante com serviços qualificados e desenvolvimento sustentável”, explica Antonio Barretto.

Por Bahia Ecõnomica / Foto: Prima Empreendimentos/Divulgação