Balanço da Setur apresenta ações focadas no fortalecimento dos agentes turísticos de Camaçari

Comprometida em tornar cada vez mais pujante a atividade turística em Camaçari, e assim fortalecer o desenvolvimento da economia do município, a partir da geração de emprego e renda para a população, a Secretaria do Turismo (Setur) atuou em 2022 com foco no fortalecimento dos agentes econômicos do turismo, o que contribuiu com a renovação do selo Bandeira Azul nas praias de Guarajuba e Itacimirim.

Ações voltadas para a promoção de educação ambiental, da segurança e emergência nas praias da costa do município, da manutenção dos espaços, limpeza e iluminação pública, foram desenvolvidas ao longo de todo ano, e o reconhecimento por todos os esforços veio quando Camaçari foi avaliada pela plataforma de hospedagem Airbnb, como a oitava cidade do Brasil, mais procurada para celebrações de fim do ano, fora do circuito tradicional.

Através de parceria consolidada com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), foram ministrados cursos de capacitação, e oferecidas consultorias às pequenas e micros empresas, que compõem o trade turístico local. Na oportunidade, empresários dos mais diferentes segmentos, receberam a visita de consultores, que identificaram necessidades e apresentaram soluções. Outra associação importante da Setur é com a Concessionária Litoral Norte (CLN), com quem desenvolveu projetos para implementação da sinalização turística do município, e ações promocionais, para o fortalecimento da imagem institucional da Costa de Camaçari.

A participação direta e o apoio da Setur nos eventos que aconteceram no ano passado, também merece destaque. Técnicos da pasta atuaram, no sentido de demonstrar que o turismo, como uma atividade-meio, contribui de forma substancial com as ações dos diversos setores da sociedade, com vista à promoção da atividade turística em todos os cenários, e o fortalecimento de movimentos diversos.

Rodas de conversas com gestores públicos de turismo, reuniões com a Câmara de Turismo da Costa dos Coqueiros e Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), campeonatos esportivos e festivais, diálogos com as comunidades, fóruns com temas ligados às pessoas com deficiência e de combate à violência contra a mulher, reuniões, campanhas educativas para combater abuso sexual de menores e trabalho infantil, contaram com a presença atuante da secretaria.

Através do vínculo firmado com o Programa Prefeito Amigo da Criança (PPAC), desenvolvido pela Secretaria de Relações Institucionais, através do Grupo de Trabalho Coordenador (GTC), a Setur levou para os alunos de dezenas de escolas, conhecimento sobre a importância do turismo para o desenvolvimento do município, o enfrentamento ao turismo sexual, as políticas de capacitação dos jovens para o mercado turístico, entre outros temas correlatos. A aproximação da Setur com a população, também se dá através de visitas constantes nas associações de moradores, conversas com setores do comércio, associação de pescadores, grupos culturais, esportivos e religiosos.

As baianas de acarajé do município, declaradas Patrimônio Cultural e Imaterial Municipal (LEI Nº 1.735/2022), também receberam a atenção da pasta no ano passado. A Setur intermediou, com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a revalidação e ampliação da abrangência do título atribuído ao ofício das baianas de acarajé como patrimônio do Brasil.

Culminando as atividades do ano, no mês de dezembro, a Setur, em parceria com o Banco do Nordeste, que junto com a pasta, injetou na economia R$110 milhões em dois anos, realizou o IV Fórum Municipal de Turismo, que reuniu cerca de 250 pessoas ligadas ao segmento turístico de Camaçari e região, como empresários e profissionais. Palestras, apresentações culturais, shows musicais e exposição de artesanato foram organizados sob o tema “Camaçari da Diversidade em Turismo, Cultura e Entretenimento”.

“Temos uma das regiões mais lindas do país, com todo potencial para crescimento e fortalecimento da atividade turística. Vamos continuar trabalhando para que nosso município ganhe cada vez mais notoriedade e reconhecimento. Os impactos da pandemia da Covid-19, sobre este setor, foram muito negativos, mas sempre acreditamos na pujança do turismo de Camaçari, e até 2024 colocaremos nosso município entre os 10 principais pontos turísticos do país”, garantiu a secretária Cristiane Bacelar.

Foto: Arquivo