Evento será transmitido pelo YouTube e destaca iniciativas alinhadas aos ODS
O Banco do Nordeste (BNB) realiza na próxima segunda, 31, o encontro “Desenvolvimento Territorial e Inovação na Economia Circular”, na Superintendência Estadual da Bahia, em Salvador (BA). O evento reunirá representantes de instituições públicas e da sociedade civil para apresentar experiências locais e políticas de fortalecimento da economia circular.
Com transmissão pelo canal oficial do Banco do Nordeste no YouTube, a programação integra a estratégia do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) no estado, que prioriza a economia circular como atividade produtiva no território Região Metropolitana de Salvador (RMS), promovendo ações voltadas à elevação da competitividade e da sustentabilidade de atividades econômicas na região.
A partir das experiências desenvolvidas no território da RMS, pioneiro na pauta da economia circular, o encontro pretende apresentar algumas das ações que podem ser reproduzidas em outras regiões, como a implementação da coleta seletiva no Carnaval em Salvador e em órgãos públicos.
O evento contará com a participação de Luiz Hermida, diretor da Federação das Indústrias da Bahia, que apresentará um projeto de cooperativas de catadores da Bahia, criado a partir da parceria entre o Sebrae e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Joilson Santana, coordenador da ONG CAMA, falará sobre o projeto Eco Folia Solidária, que promove a inclusão de catadores no Carnaval de Salvador e Vanuza Gazar. A coordenadora do programa Recicle Já da Secretaria de Administração do Governo da Bahia abordará os impactos da circularidade no serviço público e a integração com cooperativas.
A live reforça o compromisso do Banco do Nordeste com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os relacionados ao consumo e produção responsáveis, combate às desigualdades e ação contra a mudança global do clima. A economia circular, ao promover a redução de resíduos, a valorização dos recursos e a inclusão de atores da base da cadeia produtiva, se apresenta como um caminho estratégico para o desenvolvimento territorial sustentável.
De acordo com a gerente de desenvolvimento territorial do Banco do Nordeste na Bahia, Marilda Galindo, o evento é uma excelente iniciativa para debater um tema urgente e necessário para toda sociedade. “Tenho como expectativa que, além de apresentar as ações do Plano de Ação Territorial da Economia Circular no Território Metropolitano de Salvador, esse evento venha estimular simpatizantes e interessados no tema a refletir sobre a importância de considerarmos a Economia Circular como ferramenta indispensável para tratarmos de sustentabilidade, preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida”, pontuou a gestora.
Serviço:
Desenvolvimento Territorial e Inovação na Economia Circular
Quando: 31 de março de 2025 (segunda-feira)
Horário: 15h
Onde: Presencial – Superintendência Estadual do Banco do Nordeste na Bahia.
Avenida Arthur de Azevedo Machado, 1225, Civil Towers, Torre Nimbus, 7º andar.
Transmissão: Canal oficial do Banco do Nordeste no YouTube