Barra do Jacuípe rende homenagens a Santo Antônio como parte dos festejos juninos de Camaçari

Dando prosseguimento aos festejos juninos em Camaçari, nesta sexta-feira (17/6) foi a vez de Barra do Jacuípe render homenagens a Santo Antônio, padroeiro da localidade, conhecido popularmente como “santo casamenteiro” e protetor dos humildes.

Com palco armado na Praça Ângelo Paulo Nascimento, a festa movimentou, animou e reuniu, no primeiro dia, devotos, moradores da localidade e de regiões vizinhas, além de turistas e visitantes para assistir as apresentações de Graúdos dos Teclados, Guimel e os Jucas, Pietro Villares e Dois Amores.

O frio típico dessa época é um convite para dançar agarradinho, o que fez com que os casais apaixonados ficassem ainda mais aconchegados ao som do forrozinho que esquentou a noite. Como foi o caso dos veranistas Berenice Silva e José Raimundo Machado, 48 e 65 anos, respectivamente. Moradores de Salvador, eles disseram que não poderiam ter escolhido lugar melhor para passar as festividades juninas. O casal que chegou cedo ao espaço para garantir um lugar pra dançar, falou  ainda que a estrutura da festa está excelente, segura e propícia para trazer a família, tanto que vieram acompanhados dos cunhados.

Segunda banda a subir ao palco, Guimel e os Jucas deram um show ao tocar todos os ritmos nordestinos como, por exemplo, o autêntico forró pé de serra, xaxado, baião, xote, frevo, entre outros. Além, é claro, do sertanejo universitário e forró elétrico.

A vocalista da banda, Guimel, de apenas 18 anos, revelou que é a primeira vez que canta em uma festa desse porte, com uma quantidade expressiva de pessoas. “Somos muito gratos a Prefeitura de Camaçari por estar nos dando essa oportunidade. Essa apresentação de hoje vai marcar a nossa carreira de forma muito positiva”, destacou ao dizer que toda a apresentação foi preparada com muito carinho para animar e agradar a todos os gostos.

Na estrutura armada pela Prefeitura de Camaçari no local, o público participante pôde contar com toda a condição para curtir a festa, como espaço coberto com toldos, barracas de comidas, bebidas, além de banheiros químicos espalhados pelo circuito do espaço e do suporte de uma ambulância para atender ao público, caso haja alguma intercorrência.

Os festejos a Santo Antônio em Barra do Jacuípe se estendem até este sábado (18/6), com apresentações de artistas e bandas locais, como Alegria do Forró, Palco Livre, Léo Santos e Bruninho do Acordeon. As apresentações estão marcadas para acontecer a partir das 19h.

Em Camaçari, os festejos juninos não param por aí e neste fim de semana, na sede, acontece, ainda no sábado (18/6), o Arraiá do Verdes Horizontes, na praça Virgínia Reis Tude, e o Pré-São João da Gleba E, na Rua das Flores, dias 18 e 19/6 (sábado e domingo). No total, serão três dias de festa, com 21 atrações garantidas para animar a população. 90% da grade é formada por artistas e bandas locais.

Luiz Mário e Júnior Barlley, responsáveis pela Coordenação de Eventos, setor que organiza os festas juninas em Camaçari, ressaltaram que os festejos realizados na costa de Camaçari têm um significado ainda mais especial, pois atraem turistas e visitantes, o que aumenta o consumo dos produtos e serviços e, consequentemente, gera mais emprego e renda. Eles também informaram que são esperadas cerca de sete mil pessoas no espaço da festa durante os dois dias.

Para o coordenador Administrativo da região de Barra do Jacuípe, Eduardo Caleiro, mais conhecido com Eduardo do Jacuípe, que, na ocasião contribuiu como locutor e entreteve o público nos intervalos, entre uma banda e outra, manter a realização da festa é muito importante para a comunidade, pois fortalece a sensação de pertencimento. “Por conta da crise sanitária provocada pela pandemia da Covid-19, ficamos dois anos sem poder fazer eventos. A população está muito feliz e satisfeita pela prefeitura estar podendo voltar a trazer alegria para eles em forma de festa.”

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por intermédio da Secretaria de Governo (Segov), os festejos juninos em Barra do Jacuípe acontecem com apoio das secretarias da Saúde (Sesau), e dos Serviços Públicos( Sesp), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), da 59ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), da Polícia Cilvil, e do 10° Grupamento de Bombeiro Militar (GBM).

Confira as atrações nos bairros Verdes Horizontes e Gleba E abaixo:

Arraiá dos Verdes Horizontes
18/6 (sábado)
18h – Brasileirinho do Forró
19h30 – Seu Tempero
21h – Wando Santos
22h30 – Choque Extremo
00h – Feras da Sofrência

Pré-São João da Gleba E
18/6 (sábado)
19h – Tempero Baiano
20h30 – Cris Ribeiro
22h – Nando Brito
23h30 – Dilmar e Diogo

19/6 (domingo)
18h – Quadrilha Fogueira Santa
19h30 – Samba Chula Raízes Ancestrais
21h – Elvis Salgado
22h30 – Robson Ciole

Foto: Eros Sousa