Parte da solicitação pode ser feita via internet, no site do BNDES. Ao final, será necessário entregar determinados documentos ao banco.
Ao se formalizar como Microempreendedor Individual, é preciso recorrer algum tipo de recurso financeiro, seja empréstimo ou cartão de crédito para investir em seu micro ou pequeno empreendimento. Felizmente, essa possibilidade é grandiosa e pode variar conforme a situação e aplicação do crédito.
Se o caso é ganhar tempo, antes de efetivar algum tipo de pagamento, o ideal é optar por um cartão de crédito exclusivo para MEI. É o caso do Cartão de crédito BNDES, que oferece diversas facilidades e benefícios aos clientes.
Cartão de crédito BNDES para MEI
Antes de tudo, como o cartão é destinado para MEIs, é necessário atender a certos requisitos para ser considerado parte dessa categoria.
Para ser julgado como um Microempreendedor Individual, é necessário possuir um faturamento de até R$ 81 mil por ano, não ser sócio em outra empresa e ter no máximo um empregado.
Ademais, o MEI é aquele que trabalha de forma autônoma, mas legalizada, e atua como pequeno empresário.
Como solicitar o cartão de crédito BNDES para MEI?
Atendido aos requisitos, para solicitar o cartão do BNDES, basta seguir os passos:
- Acesse o site do BNDES, clicando em “solicite seu cartão”;
- Informe seu CNPJ e sua classificação nacional de atividades econômicas (CNAE);
- Selecione o banco que você já possui conta corrente (Bradesco, Caixa, Itaú e outros);
- Ao final, preencha a proposta de solicitação do cartão.
Ao solicitar o cartão diretamente pelo site, é necessário posteriormente entregar os seguintes documentos ao banco:
- Balanço patrimonial;
- Contrato Social da empresa;
- Atas de eleição dos administradores;
- Certidão Negativa de Débito (CND);
- Certidão de regularidade do FGTS que você deverá solicitar no site da Caixa.
Caso a documentação não caia em exigência, a instituição concede o prazo de até 30 dias para o cliente receber o cartão de crédito para MEI.
Vantagens do Cartão BNDES
Dentre os benefícios oferecidos pelo cartão, destacam-se:
Uma das grandes vantagens diz respeito a taxas de juros dos cartões de crédito para MEI, que por sua vez, costumam ser muito atrativas para os micro, pequenos e médios empresários. Até o momento, no mês de setembro de 2019, a taxa de juros está fixada em 1,14% ao mês.
Além disso, com o cartão o financiamento automático ocorre entre 3 a 48 meses, com o pagamento em prestações fixas e iguais.
Como utilizar o Cartão BNDES?
O cartão pode ter utilidade em:
Compra direta:
Diretamente a partir do Portal do BNDES (onde constam as empresas credenciadas), a compra direta se refere a compra online realizada pelo cliente na plataforma mencionada.
Compra indireta:
Nessa ocasião, há uma negociação com os fornecedores referentes a especificações técnicas dos materiais, de modo que o logo após a negociação e o acordo comercial, o fornecedor autorizado do BNDES insere a compra no Portal do Cartão BNDES e processa a transição.
Por fim é válido lembrar que o cartão de crédito para MEI tem o vencimento a cada 15 dias, de modo que o valor é débitado automaticamente da conta corrente.
Fonte: Edital Concursos Brasil