BNDES reabre pedido de financiamento do Moderfrota, Pronaf e Inovagro

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai reabrir pedidos de financiamentos para linhas de investimento do crédito rural a partir de janeiro. As linhas de crédito de programas como Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) e Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro) estavam suspensas em função do esgotamento total dos recursos.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), João Marchesan, comenta que o caso acontece não pelo excesso de demanda, mas pelo volume disponibilizado no Plano Safra, que foi abaixo do que o mercado necessitava.

“Para o Moderfrota, nós pedimos um aporte de mais R$ 3 bilhões e até agora não foi disponibilizado nada. Pelo recurso que temos disponível, esse volume deve ser suficiente apenas até fevereiro no máximo. Ou seja, nós vamos entrar com as grandes feiras, como em Cascavel (PR) e em Não-Me-Toque (RS) sem recursos”, projeta.

Fonte: Canal Rural