A condução da pandemia do novo Coronavírus no Brasil voltou a ser alvo de criticas na Europa. Em audiência realizada nesta quinta-feira (29), o Parlamento Europeu cobrou investigações sobre o presidente Jair Bolsonaro e recomendou que autoridades que fizeram campanhas de desinformação durante a crise sanitária sejam processadas e levadas à Justiça.
“Por ação ou omissão, a necropolítica de Bolsonaro constitui um crime contra a Humanidade que deve ser investigado. No lugar de declarar guerra ao vírus, ele declarou guerra à ciência, à medicina e à vida. As mortes seriam evitadas. Sua necropolítica e sua política da morte constitui um crime contra a humanidade que deve ser investigado”, afirmou o eurodeputado espanhol Miguel Urbán. Outro eurodeputado espanhol, Jordi Solé, advertiu que a gestão da crise de saúde por parte do presidente brasileiro pode “transformar o país em uma incubadora de novas cepas” do coronavírus.
De acordo com as últimas atualizações divulgadas nesta quarta-feira (28), o Brasil registra até o momento 14.521.289 casos e 395.022 óbitos por conta da Covid-19.
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil