Bruno Reis acompanha ações do Aprender + e diz que foco do projeto é fortalecer desenvolvimento dos alunos

O prefeito Bruno Reis acompanhou neste sábado (11) as ações do segundo encontro de 2024 do projeto Aprender +, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Smed), para recompor e fortalecer o aprendizado. Acompanhado do secretário municipal da Educação, Thiago Dantas, ele visitou as escolas municipais Santo Antônio das Malvinas, em Fazenda Coutos, e de Paripe.

“Estamos aqui aos sábados para garantir a alfabetização das crianças, que elas efetivamente aprendam a ler e escrever, fazendo um trabalho pontual específico para que elas possam ter o aprendizado de forma efetiva. O foco é em matemática e português. Ensinar a criança a ler, escrever, interpretar textos, e que ela possa dominar os conceitos de matemática. São as duas disciplinas cruciais para o desenvolvimento da criança”, afirmou o prefeito.

Bruno Reis também destacou que a Prefeitura está concluindo a cobertura de 80 quadras das escolas municipais. “Todos os prédios públicos que tinham quadras poliesportivas que não eram cobertas, nós cobrimos. Estamos transformando algumas em um verdadeiro ginásio de esportes, o que vai permitir que as crianças, tanto no período de chuva como agora, possam realizar atividades esportivas, assim como também no verão, com a intensidade do Sol, elas estarão protegidas”, pontuou.

O prefeito também visitou as obras do Restaurante Popular Vida Nova de Coutos, que deve ser entregue no mês de junho. Hoje, a Prefeitura conta com quatro restaurantes populares, em Pau da Lima, São Tomé de Paripe, Águas Claras e Periperi, este último inaugurado no mês passado. A meta é implantar mais seis equipamentos.

Lançado em 2023, o Aprender + é direcionado a estudantes do 3º ao 6º ano e envolve cerca de 56 mil alunos de 242 unidades de ensino da Rede Municipal de Salvador. Os trabalhos são desenvolvidos com base nos dados de avaliações diagnósticas, que permitem um recorte preciso dos descritores críticos.

Neste ano, o projeto terá quatro encontros construídos com base no princípio da ludicidade. Assim, o planejamento e as práticas pedagógicas compreendem atividades prazerosas, criativas, interdisciplinares e que contribuem para as aprendizagens esperadas a partir de uma análise individualizada dos resultados dos alunos, turmas e escolas da rede.

O secretário Thiago Dantas ressaltou que a primeira edição do projeto, no ano passado, foi um grande sucesso. “Diante das lacunas de aprendizagem que a gente identificou em avaliações de rede, a gente percebeu a necessidade de fazer um programa de reforço, e aí surgiu a ideia de fazer essas aulas aos sábados, com o Aprender +. E ano passado foi um grande sucesso, com uma grande adesão da rede, dos professores, dos diretores escolares, das famílias e dos alunos”, contou.

“Hoje a gente estima que entre 30 e 35 mil alunos estejam nas escolas que fazem parte do Aprender + na edição aqui do primeiro semestre de 2024. Vamos ter uma segunda edição no segundo semestre, com um outro foco. Então, nesse primeiro momento, a gente está trabalhando o terceiro, o quarto, o quinto e o sexto ano, para consolidar aprendizagens importantes para que eles possam ter, ao longo do ano, condições de seguir toda a parte de habilidades que se espera que eles desenvolvam”, acrescentou o secretário.

Ele ressaltou que, neste primeiro semestre, serão quatro sábados letivos com atividades do Aprender +. “A gente está planejando o segundo semestre, possivelmente teremos mais sábados letivos”, ressaltou.

A diretora da Escola Municipal Santo Antônio das Malvinas, Sheila Matias, afirmou que a adesão da unidade de ensino tem sido superior a 70% dos alunos. “As crianças adoram porque as aulas de sábado são diferenciadas, tem muita ludicidade, o novo uso da quadra alavancou. Eu já estava falando com o prefeito, com o secretário, que essas iniciativas triplicam a inteligência emocional da criança, melhoram o desenvolvimento, o desempenho e a aprendizagem”, contou.