O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), comemorou neste sábado (3) a nova atualização do Ministério da Saúde sobre a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS) de todo o país, atestando que a capital baiana atingiu a marca histórica de cerca de 70% da população assistida pelos serviços básicos.
“Bom dia com uma informação que nos enche de orgulho: segundo o Ministério da Saúde, Salvador alcançou a marca histórica de 70% de cobertura da Atenção Básica. Uma grande conquista para nossa cidade que significa, sobretudo, promoção da saúde e qualidade de vida para as pessoas”, afirmou
Os dados podem ser mais otimistas, uma vez que ainda existem equipes a serem homologadas pelo Governo Federal e que atualmente estão sendo custeadas exclusivamente pelo Município. Para o prefeito, essa marca foi alcançada graças aos investimentos da Prefeitura ao longo dos últimos anos.
Entre os investimentos estão a construção e/ou requalificação de 45 unidades de saúde e implantação de 38 novas equipes de saúde. Atualmente, Salvador possui 162 unidades básicas, 389 equipes de saúde da família e 115 equipes de atenção primária, além de 5 Consultórios de Rua, com 16 equipes multiprofissionais.