Prefeito ressaltou iniciativas como a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e o movimento Salvador Afro
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, destacou neste domingo (20), quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, ações da prefeitura para tornar a capital baiana referência na luta pela igualdade e combate ao racismo. Ele ressaltou iniciativas como a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa e o movimento Salvador Afro.
“No Dia da Consciência Negra nunca é demais lembrar da importância do combate ao racismo e reafirmar nosso compromisso em continuar promovendo políticas públicas para reparar dívidas históricas que hoje ainda se manifestam no racismo e falta de oportunidades para o povo negro”, afirmou, em sua conta no Twitter.
Bruno salientou que, em Salvador, há avanços em diversas questões. “Implantamos o sistema de cotas para negros em concursos, o Programa de Combate ao Racismo Institucional e fizemos o reconhecimento social/jurídico/administrativo dos terreiros de candomblé, umbanda como templos religiosos”, disse.
Outro avanço citado pelo prefeito foi a regulamentação do Estatuto da Igualdade Racial e Combate à Intolerância Religiosa de Salvador, “mais um passo importantíssimo em combate ao racismo e às desigualdades em nossa capital”.
“Mais uma ação importante da nossa gestão é o Salvador Capital Afro, movimento que vai fortalecer o Turismo Étnico-Afro da nossa cidade através da valorização da herança ancestral e Afrobiz, plataforma que auxilia afroempreendedores em diversos serviços do seu negócio”, frisou.
Bruno, por fim, pontuou que muito foi feito, mas ponderou que há ainda muitos desafios. “Sei que ainda temos muito desafios, mas vamos seguir nesse ritmo para que Salvador, berço da cultura afro-brasileira, seja referência na luta pela igualdade e combate ao racismo”, finalizou.