No dia do centenário da morte de Ruy Barbosa (1849-1923), um dos maiores juristas e intelectuais da história do Brasil, Salvador recebeu a oitava edição do Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas. A abertura do evento ocorreu no Hotel Deville Prime, em Itapuã, nesta quarta-feira (1º) e teve as presenças do prefeito Bruno Reis e autoridades de todo o país e do mundo para discutir abordagens relacionadas ao papel dos Tribunais de Contas e melhorias contínuas de gestão pública.
Durante a abertura do encontro, Bruno Reis destacou a atuação das cortes especializadas na análise de contas públicas em diferentes esferas governamentais. “É muito importante termos órgãos de fiscalização e de controle para que a gente, como gestores públicos, faça boa aplicação dos recursos com intuito de realizar justiça social, investimentos na educação e saúde, levando melhorias e avanços para sociedade. Mais do que fiscalizar, os Tribunais de Contas orientam e apresentam caminhos que facilitam a nossa vida”, disse.
Promovido de forma conjunta pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) e Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM-BA), o VIII Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas traz o tema “Desenvolvimento e controle: um diálogo a favor da cidadania”.
O objetivo é a melhoria contínua da gestão pública por meio da apresentação de estudos sobre avaliação das políticas públicas, proporcionando um networking intenso entre profissionais da área para compartilhamento e intercâmbio de experiências, configurando-se como uma oportunidade única para o aprimoramento do conhecimento a partir de vivências nacionais e internacionais.
A programação do encontro reúne palestrantes do Brasil e de diversos países, pesquisas científicas, oficinas e cursos voltados à produção, difusão de conhecimento e intercâmbio entre gestores e servidores públicos, integrantes de Tribunais de Contas, especialistas em Governança e Políticas Públicas, professores e estudantes
Legado – O congresso acontece na capital baiana até sexta-feira (3) e tem edição comemorativa aos 100 anos do falecimento do baiano e ex-ministro da Fazenda, Ruy Barbosa, considerado o patrono dos Tribunais de Contas brasileiros.
Ainda na abertura do evento, Bruno Reis aproveitou a ocasião para reforçar o legado de Ruy Barbosa na consolidação da República brasileira, assim como as contribuições dele para a área de Direito. “Ruy Barbosa é uma referência para todos nós por toda sua trajetória e militância no exercício da advocacia. Ele serviu de inspiração para estudantes e jovens por muitas gerações, e continua a inspirar”, frisou o prefeito de Salvador.
Foto: Betto Jr./ Secom