O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), iniciou a semana com uma caminhada, nesta segunda-feira (30), pelos bairros da Ribeira e de Mangueira. Segundo ele, o objetivo para esta reta final é motivar ainda mais a militância da coligação ‘O Trabalho Não Para’, para que a cor azul ganhe as ruas no domingo (6), data das eleições municipais.
“A expectativa para esta reta final é a melhor possível. Será uma semana intensa, de muito trabalho. Agora, por exemplo, teremos esta caminhada, depois quatro eventos políticos e carreata pela tarde. E assim será, até sábado, meia-noite. Vamos intensificar ainda mais o trabalho e motivar ainda mais a nossa militância, para que a gente tome conta das ruas no domingo, com todo mundo indo votar de azul, para que a gente construa uma grande vitória já no primeiro turno”, disse em entrevista à imprensa na concentração para o evento.
A caminhada reuniu milhares de lideranças e apoiadores de Bruno Reis de toda a Cidade Baixa. O percurso saiu do Areal, em frente ao Saveiro Clube da Bahia, com uma multidão tomando conta da Rua Porto dos Tainheiros. De lá, seguiu pelas ruas dos bairros da Ribeira e de Mangueira, terminando em frente ao Campo do Lasca.
Durante o evento, Bruno Reis defendeu o legado de importantes iniciativas do seu mandato na região, sobretudo na área da saúde. “A recepção tem sido a melhor possível por onde a gente passa aqui na Cidade Baixa, uma região da cidade onde temos obras em todas as áreas. Aqui, implantamos um novo hospital municipal, uma UPA, uma Unidade de Saúde da Família, um CAPS, num verdadeiro complexo de saúde que nós implantamos”, afirmou.
“Construímos, também, unidades escolares. Só aqui, por onde nós vamos caminhar agora, foram três novas grandes escolas de alto padrão. Sem falar nas obras de drenagem, nos campos de grama sintética, nas praças… Portanto, obras que estão melhorando a vida das pessoas, e é por isso que a gente é recebido com todo esse calor humano, com tanto carinho e com tanto amor”, completou o candidato à reeleição.
Saúde – Bruno se refere, especialmente, ao Hospital Municipal do Homem (HMH), que foi inaugurado em julho no antigo Hospital Sagrada Família, em Monte Serrat, sob gestão das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid). A unidade tem 140 leitos clínicos-cirúrgicos, dos quais 20 de Terapia Intensiva Adulto, e mais 10 de Hospital Dia, totalizando, portanto, 150 leitos.
O HMH oferece serviços de alta complexidade nas áreas de cirurgia geral, cirurgia vascular, urologia, clínica médica, terapia intensiva, radiologia e radiologia intervencionista. O equipamento é o primeiro hospital público da Bahia e um dos primeiros do Brasil a dispor de um aparelho de laser de alta potência, permitindo a realização de cirurgias de próstata e cálculos renais de forma menos invasiva.
A gestão também inaugurou em junho o complexo de saúde Dr. José Carlos Pitangueira, situado na Rua Arauá, no Areal, na Ribeira, composto por uma Unidade de Saúde da Família (USF) e por um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infância e Adolescência. Ao lado dele, também foi inaugurada uma nova sede do Conselho Tutelar da Cidade Baixa.
A USF conta com quatro equipes de saúde da família e quatro de saúde bucal, capazes de prestar assistência a 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família. Já o Caps oferta cuidados em saúde mental para crianças e adolescentes em atendimento psíquico e assistência intensiva, com oferta de aproximadamente 500 atendimentos por mês, atuando com equipe multiprofissional que realiza acolhimentos diários, atendimentos individuais e domiciliares, grupos, atenção às famílias, suporte às escolas, entre outros.
Escolas – Nos últimos anos, a gestão Bruno Reis entregou quatro escolas municipais de alto padrão na região da Cidade Baixa, dentro do pacote de 52 novas unidades de ensino em apenas um mandato. Foram inaugurados na Ribeira o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Eloyna Barradas, com capacidade para atender 1,1 mil crianças, e o Cmei Baronesa de Sauípe, com capacidade para 450 alunos.
Também foram entregues a Escola Municipal Alfredo Amorim, na Ribeira, com capacidade para atender 1.044 crianças e adolescentes, e a Escola Municipal Carmelitana do Menino Jesus, no Uruguai, com capacidade para 1.420 alunos. Todas as unidades seguem o alto padrão da Prefeitura, com salas de aula climatizadas, salas multiuso, quadras poliesportivas e outras estruturas.