O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis, citou uma série de investimentos feitos no Subúrbio, uma das regiões onde a gestão municipal mais aplica recursos. Em entrevista exibida na noite desta segunda-feira (9) ao projeto “Salvador na Palma da Mão”, da TV Bahia, ele também projetou as próximas ações de mobilidade, tecnologia, emprego e renda para a área.
“Temos outros três grandes projetos para o Subúrbio. O teleférico, que vai ligar a região de Praia Grande até a estação de Campinas de Pirajá, levando essa população da parte alta do Subúrbio até o metrô, de onde ela poderá se deslocar para qualquer região da cidade”, afirmou o prefeito durante entrevista, concedida ao lado da “Maquete de Salvador”, patrimônio tombado pelo município e com mais 100m².
As outras duas grandes iniciativas lembradas pelo candidato da coligação “O Trabalho Não Para” foram o Hub de Tecnologia e o Centro de Controle de Operações (CCO), cujas obras já foram iniciadas.
“No Hub de Tecnologia, nós vamos formar em especial a juventude do Subúrbio para os atuais empregos. A gente sabe que no pós pandemia, com a chegada da Inteligência Artificial, as profissões estão mudando. E hoje há vagas disponíveis no mercado de trabalho para quem tem conhecimento em processamento de dados, quem sabe trabalhar com programação, ou nessa área de computação. Portanto, vamos formar esses jovens perto das suas casas”, apontou.
Já o Centro de Controle de Operações (CCO) vai reunir uma série de bases operacionais da prefeitura, como, por exemplo, o Núcleo de Operações Assistidas (NOA) da Transalvador, a Guarda Municipal, o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/ Codesal), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a central de operações do transporte público, além do monitoramento formado pelas mais de 1.800 câmeras espalhadas pela cidade.
“No início do Lobato, estamos implantando o Centro de Controle de Operações da prefeitura e o Hub de Tecnologia do Subúrbio. No Centro de Controle, estará toda a cidade em tempo real, utilizando o que há de mais moderno em tecnologia e inovação para definir políticas públicas ainda mais eficientes. Na prática, estamos levando a prefeitura para o Subúrbio”, explicou o gestor.
Mané Dendê – Bruno Reis ressaltou ainda as expressivas mudanças já promovidas nos últimos anos no Subúrbio, como o Mané Dendê, projeto em curso que envolve ações de renaturalização da Bacia do Mané Dendê, esgotamento sanitário, abastecimento de água, habitação e formação para acesso à renda.
“Nós destinamos 86% dos recursos da prefeitura para as áreas mais carentes. Além da Guerreira Zeferina, que é um exemplo de condomínio, estamos agora com o Mané Dendê nessa parte alta do Subúrbio. É o maior projeto e obra que a prefeitura já realizou na cidade, com investimentos de mais de R$800 milhões”, disse.
Turismo – Outra região da capital baiana abordada durante a entrevista foi a Península Itapagipana, onde a prefeitura tem adotado ações para estimular o turismo religioso, com base no Plano de Desenvolvimento da Península Itapagipana. “Para isso, nós já requalificamos todo o entorno da Colina Sagrada, implantamos o Caminho da Fé e requalificamos por último agora todo o entorno da Igreja dos Alagados”, elencou o prefeito.
Bruno Reis mencionou quais serão os próximos passos para a região. “A Praça de Irmã Dulce vai receber um novo projeto. O Abrigo Dom Pedro II vai ser um hotel boutique, com um local para receptivo de eventos. Ao lado desse hotel, a expectativa é construir uma marina. Com isso, vamos estimular o turismo religioso e também de sol e praia, tendo em vista que é uma das áreas mais bonitas da nossa cidade. Assim, vamos gerar desenvolvimento econômico e crescimento de renda”, afirmou.
Cajazeiras – O prefeito anunciou ainda que construirá, caso reeleito, uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Cajazeiras, para completar a estrutura de saúde implementada na área nos últimos anos. Bruno Reis lembrou que o primeiro Hospital Municipal da cidade foi construído na região da Boca da Mata.
“Um hospital com 170 leitos, onde são realizadas uma série de cirurgias eletivas. Recentemente, foi alcançada, por exemplo, a marca de mil cirurgias bariátricas. Implantamos diversas unidades de saúde. Estamos entregando o Centro Especial de Reabilitação, para cuidar em especial das crianças com deficiência. O passo seguinte é a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento”, disse.
“Lá atrás, Salvador tinha apenas uma única UPA; chegamos a 12. Inclusive, temos mais UPAs do que preconiza o Ministério da Saúde, que seria uma UPA para cada 300 mil habitantes. Mas vamos construir sim nesse segundo mandato a UPA de Cajazeiras, e aí a gente completa todos os serviços de saúde nessa região”, completou.
Foto:Roberto Abreu/Rede Bahia