As famílias da comunidade de Nova Brasília de Valéria voltaram a sorrir nesta sexta-feira (10), quando a Prefeitura entregou mais 200 imóveis reformados por meio do programa Morar Melhor. A cerimônia de entrega das casas requalificadas aconteceu nesta manhã, com a presença do prefeito Bruno Reis e do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Luiz Carlos Souza. Esta é a segunda vez que o programa atua na localidade, alcançando a marca de 984 unidades habitacionais reformadas.
Lembrando que o programa surgiu de uma demanda da própria população, o prefeito destacou a importância do Morar Melhor para a melhoria da qualidade de vida do soteropolitano. “Este é um trabalho sério e dedicado, que tem transformado a vida das pessoas. É um programa que surgiu após escutas populares durante nossas caminhadas pelos bairros da cidade. As pessoas pediam materiais de construção para fazer obras reformas nas suas casas. Foi daí que surgiu o Morar Melhor, que hoje é um sucesso em todos os sentidos, proporcionando aos cidadãos mudança de vida sem mudar de endereço”.
Morar Melhor – O limite de recursos empregados para as intervenções em cada habitação é de até R$7 mil. As intervenções são escolhidas em conjunto com cada beneficiado, e contemplam serviços como pintura, reboco, recuperação ou troca de telhado, troca de esquadrias de portas e janelas, além de instalações sanitárias.
Desde que o programa entrou em ação na capital baiana, em 2015, o programa já entregou mais de 40 mil imóveis reformados, em 200 localidades da capital baiana. No início de 2023, o prefeito Bruno Reis anunciou que aumentará o valor das reformas do Morar Melhor para R$11 mil por residência, e que realizará a inscrição de mais 10 mil famílias no programa.
Contemplada com a reforma do imóvel modelo da ação, a lavadeira aposentada Nivaldina dos Santos, 74 anos, reside no local há mais de duas décadas e criou seus 18 filhos no local. Atualmente, oito ainda moram com ela, que ainda vive em situação de vulnerabilidade social, e a reforma da casa serve como um alento e estímulo a sair dessa situação.
“Antes do Morar Melhor, a situação era muito crítica, sem cozinha, banheiro infiltrado, paredes sem reboco e sem estrutura alguma. Agora, após a obra, não temos problemas com a poeira e ajuda muito na criação do meu filho mais moço, que tem dez anos e sofre com problemas mentais. Em 25 anos morando aqui, nunca imaginei que pudesse ter condições de modificar a situação desta casa. E hoje é um sonho realizado”, explica Nivaldina.
Sobre a situação de dona Nivaldina, o chefe do Executivo assegurou a continuidade e melhoria do programa para atender casos como o dela. “Não há nada mais importante que o nosso lar. A casa de Nivaldina era uma das casas em piores condições aqui da região, e hoje se tornou a mais bonita da comunidade. Vamos seguir avançando com esse programa. No início do meu governo paralisamos o programa em função da pandemia. Não tinha como entrar na casa das pessoas para fazer o cadastro. Em pouco tempo retomamos e já temos quase 7 mil casas reformadas na gestão. Todos os bairros de Salvador hoje são exemplos desse trabalho”.
Fotos: Valter Pontes/Secom