Os shoppings de Salvador serão obrigados a disponibilizar abafadores de ruídos para portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Na última segunda-feira (11), o prefeito Bruno Reis de Salvador sancionou a lei nº 9.789/2024 que estabelece a obrigatoriedade para os centros comerciais da cidade em fornecer abafadores de ruídos aos clientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O jornal A Tarde informa que, de acordo com a nova legislação, os shoppings centers em Salvador devem disponibilizar aos seus visitantes, que são portadores do TEA, protetores auriculares do tipo “concha”, destinados a mitigar o impacto dos ruídos ambientais.
“Um dos sintomas de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) é a hipersensibilidade auditiva, que faz com que ela tenha uma menor tolerância aos sons ambientes. E foi pensando em um modo de evitar essas experiências sonoras desconfortáveis, que apresentamos esse projeto, que foi aprovado pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Bruno Reis”, disse o vereador Alberto Braga, autor do texto.
A lei foi publicada na edição de terça-feira, do Diário Oficial do Município, e passa a ter validade 90 dias após a sanção. Ou seja,em meados de junho a lei entrará em vigor. Apesar de o documento ter sido assinado no último dia 11, alguns estabelecimentos da capital já oferecem os equipamentos.