Bruno Reis se autodeclara branco para a Justiça Eleitoral

O prefeito de Salvador e candidato à reeleição, Bruno Reis (União Brasil), decidiu, em virtude da edição da resolução 23.655, do Tribunal Superior Eleitoral, em 2021, se autodeclarar como branco na Justiça Eleitoral, abrindo mão de qualquer benefício de cotas durante o pleito deste ano.

“Me autodeclarei como branco para a Justiça Eleitoral tendo em vista que a nova legislação que foi regulamentada para 2022 prevê fundo partidário para quem se autodeclara pardo. Como não iria utilizar esse benefício e para não restar qualquer tipo de dúvidas, tomei a decisão de mudar, mesmo tendo me declarado pardo na última eleição que disputei em 2020”. afirmou.

O prefeito destacou que sua gestão tem adotado um conjunto de medidas de combate ao racismo e toda e qualquer forma de discriminação. Ele citou ações de reparação promovidas pela gestão, a exemplo do premiado Salvador Capital Afro, programa de inclusão da população negra nos ganhos da economia afro da cidade, o Rolê Afro, AfroBiz, Afroestima e o Casa Odara, programa que oferece melhorias na infraestrutura física de terreiros de religiões de matriz africana.

Além disso, a gestão de Bruno Reis tem investido e valorizado a cultura de matriz africana da capital baiana. Um dos exemplos é a reabertura, após três anos fechados, do Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab), além da realização do “Novembro Salvador Capital Afro”, iniciativa que promove uma série de ações voltadas para a valorização da cultura negra da cidade. Entre as ações ainda está a implementação do Estatuto da Igualdade Racial e de Combate à Intolerância Religiosa.