Cacá Leão confirma pré-candidatura a deputado federal para 2026

Antes de partir em missão oficial ao Benin, na África Ocidental, nesta terça-feira (7), o secretário de Governo de Salvador (Segov), Cacá Leão, revelou seus planos para as eleições de 2026: ele pretende disputar um novo mandato como deputado federal. O anúncio foi feito em entrevista ao jornal Tribuna da Bahia, ocasião em que também confirmou sua permanência à frente da pasta municipal até o prazo de desincompatibilização, em abril de 2026.

“Agora que o prefeito já me anunciou publicamente – já havia sido convidado, mas estava aguardando ele anunciar oficialmente a nossa permanência aqui à frente da Secretaria de Governo da Prefeitura de Salvador –, afirmo que isso já está decidido. Ficarei aqui até abril de 2026 para sair, por outra decisão que também já está tomada, e tentar retomar o mandato de deputado federal”, declarou Cacá Leão.

O secretário enfatizou que, desde já, se posiciona como pré-candidato à Câmara dos Deputados. Ele detalhou a estratégia para a construção de sua candidatura, indicando que dedicará os finais de semana para dialogar com suas bases e lideranças políticas espalhadas pelo estado.

“Visitarei as minhas bases nos finais de semana, conversando com as lideranças políticas, com os amigos que construí ao longo de quase 20 anos de vida pública, para que, se for da vontade de Deus e do povo da Bahia, a gente possa, em 2026, retomar o mandato de deputado federal”, reforçou.

Cacá Leão, que já exerceu o cargo de deputado federal, atualmente integra a administração de Bruno Reis (União Brasil) e é considerado uma figura de destaque na articulação política municipal. A missão no Benin, além de dar visibilidade internacional à gestão de Salvador, abre portas para estreitar relações em projetos de cooperação entre o país africano e a capital baiana.