Gratuitas, as atividades dão início à grade do Festival de Documentários
Com o prazo de inscrições de filmes finalizado em março, a 10ª edição do CachoeiraDoc – Festival de Documentários de Cachoeira, que será realizado entre 10 e 15 de junho -, promove uma série de diálogos formativos com participação da população, artistas e comunidade acadêmica. Nesta quinta-feira (27), o festival inaugura esse ciclo de troca de saberes em conjunto com o projeto EscolaDoc, com atividades gratuitas entre às 9h e 18h, na Estação Ferroviária de Cachoeira. Para garantir a participação, basta preencher o formulário através do link: https://forms.gle/cjWsFXxVftBPWNKc7
A abertura contará com uma Roda de Conversa intitulada ‘Memórias da Terra’, entre às 9h e 12h30, com a presença da equipe de coordenação e curadoria do festival. Trazendo o elemento terra no centro das discussões – mote desta edição do CachoeiraDoc – a ação será conduzida pelas lideranças regionais Any Manuela Freitas, sambadeira e salvaguarda do Samba de Roda; Selma Santos, do Quilombo Engenho da Ponte; o ativista cultural Valmir da Boa Morte e Elba Matos, educadora, gestora e produtora cultural de São Félix.
“Nossa proposição é que, integrada à programação do CachoeiraDoc, a roda de conversa “Memórias da Terra – o que esta terra nos convoca?” aconteça como um espaço de abertura do festival para a escuta e intervenção de lideranças culturais e comunitárias que atuam nos territórios de Cachoeira, São Félix e zonas rurais. Tratam-se de interlocutores que vivem a dimensão da terra, tema e mote desta edição, de maneira cotidiana e múltipla entre si e, portanto, é fundamental escutá-los neste momento de abrir os trabalhos para o festival que ocorrerá em junho e tem uma série de ações que se iniciam agora.” explicam Melina Bomfim e Ingá Patriota, diretoras artísticas e coordenadoras da EscolaDoc.
No período da tarde, entre às 14h e 18h, acontecerá a vivência – performance “Voltando a Desenhar com os Cotovelos”, uma ação composicional desenvolvida pelo Grupo Permanente de Pesquisa e Criação do Instituto Práticas Desobedientes desde 2019. Um processo aberto, que investiga como tornar as geografias do corpo e do espaço mais habitáveis, driblando expectativas sobre a expressão como um desafio contínuo. A proposta será dividida em três momentos: alongamento, criação (desenhos, pinturas) e trocas de experiências.
“Essa vivência propõe liberar o corpo de criação, investigando gestos não convencionais no desenho, na pintura e na performance coletiva. O objetivo é desarticular as violências dos sistemas de representação e abrir caminhos para novas formas de existir e expressar. Investigamos os movimentos do corpo e a não-racionalidade como formas de reconstruir mundos e recoreografar memórias e sonhos”, definiram as artistas Jamile Cazumbá e Dani de Iracema, que conduzirão a atividade. Elas também indicam o uso de roupas confortáveis e apropriadas para o manuseio de tintas.
O X CachoeiraDoc e a EscolaDoc são realizados pela Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, em co-realização com o selo Pequenas Embarcações, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.
SERVIÇO
O quê: Ações Formativas do X CachoeiraDoc e EscolaDoc
Quando: 27/03/2025 (quinta-feira)
Onde: Estação Ferroviária de Cachoeira – Cachoeira – Bahia
Horários: 09h às 12h30: Roda de Conversas ‘Memórias da Terra’, com Any Manuela Freitas, Selma Santos, Valmir da Boa Morte e Elba Matos
14h às 18h: Vivência performance ‘Voltando a Desenhar com os Cotovelos’, do Instituto Práticas Desobedientes. Artistas: Jamile Cazumbá e Dani de Iracema
Inscrições: https://forms.gle/cjWsFXxVftBPWNKc7
Fotos palestrantes: Divulgação/CachoeiraDoc