Cairu celebra 30 anos do plano de desenvolvimento e avança na economia do mar

Evento marca trajetória de crescimento, inovação e preservação no Município-Arquipélago

O município de Cairu, um dos destinos turísticos mais emblemáticos do Brasil, celebra, no próximo dia 1º de abril, os 30 anos da criação do seu Plano de Desenvolvimento. A data simboliza uma trajetória de avanços estruturais, econômicos, sociais e ambientais que consolidaram o município-arquipélago como referência nacional em sustentabilidade e planejamento territorial desde 1995.

O Plano de Desenvolvimento foi lançado no primeiro mandato do prefeito Hildécio Meireles, responsável também pela criação do Conselho de Desenvolvimento de Cairu. A celebração ocorre em seu quinto mandato, um feito raro no setor público e que evidencia sua visão inovadora e compromisso duradouro com o progresso sustentável do município.

Ao longo dessas três décadas, Hildécio esteve à frente da gestão municipal por 17 anos, além de ter exercido um mandato como deputado estadual. São 21 anos de dedicação ao serviço público, marcados por entrega, responsabilidade e atuação contínua em prol do desenvolvimento de Cairu.

Um dos marcos históricos da cidade é a Fortaleza de Tapirandú, localizada no Morro de São Paulo, em um dos sítios históricos mais estratégicos do Brasil. Sua construção teve início em 1631, após a invasão holandesa a Salvador, e o monumento foi crucial na Guerra da Independência, em 1823, sendo considerado o berço da Marinha do Brasil. Hoje, é reconhecida como o Centro Histórico e Geográfico da Amazônia Azul. Sua restauração, que teve a participação efetiva do Instituto de Desenvolvimentos Sustentável do Baixo Sul (IDES), viabilizada pelo BNDES, tornou-se um símbolo da preservação da memória nacional e do fortalecimento do turismo cultural como motor da economia local.

Além da valorização do patrimônio histórico, ressaltando a restauração da Matriz de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, do Convento de Santo Antônio e a Igreja do Divino de Boipeba, o Plano de Desenvolvimento de Cairu proporcionou avanços significativos na infraestrutura turística do município. Entre as conquistas, destacam-se a requalificação urbana de Morro de São Paulo, Gamboa do Morro, Boioeba, Sede Municipal e demais localidades. Essas intervenções elevaram o padrão urbanístico da região, ampliaram o potencial turístico e contribuíram para melhorar a qualidade de vida da população local.

O Plano de Desenvolvimento do Arquipélago de Cairu tem promovido ações que combinam crescimento econômico com responsabilidade ambiental. Entre os destaques estão:
• Implementação do Plano Cairu 2030, modelo de planejamento estratégico sustentável com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), implementado no segundo mandato do Prefeito Hildecio Meireles;
• Atração de investimentos em agroecoturismo, setor náutico e negócios imobiliários sustentáveis;
• Iniciativas de preservação ambiental, por parte da iniciativa privada;

Com forte impulso da produção de gás e petróleo na costa oceânica, Cairu vivenciou crescimento expressivo do PIB nas últimas décadas. Agora, com o esgotamento progressivo dessas reservas, o município se reinventa e direciona sua economia para um novo ciclo baseado na valorização de suas riquezas naturais, culturais e históricas.

“Celebrar os 30 anos do Plano de Desenvolvimento é celebrar o crescimento, a evolução e a preservação de nossa terra. A Fortaleza do Morro de São Paulo, que foi crucial na defesa do Brasil e continua a ser um símbolo da nossa identidade, nos lembra da importância de equilibrar o progresso com a preservação. Temos muito orgulho do caminho que percorremos e estamos prontos para enfrentar os próximos 30 anos com ainda mais sustentabilidade, inovação e foco no bem-estar das futuras gerações”, afirma o prefeito Hildécio Meireles.

SERVIÇO
O quê: Celebração dos 30 anos do Plano de Desenvolvimento do Arquipélago de Cairu
Onde: Câmara Municipal de Cairu – Sala das Sessões
Quando: 1º de abril de 2025 (terça-feira), às 10h

Foto: Bruno Arndt