Curso na área de desenhos, com foco em retratos, será gratuito e terá 40 vagas distribuídas em duas turmas
A CAIXA Cultural Salvador vai sediar, nos dias 13 e 14 de junho, as oficinas de desenhos facilitadas pelo artista visual Jeff Alan, que está em temporada na casa com a mostra “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan”. Os encontros têm duração de duas horas, e acontecem das 14h30 às 16h30. Quarenta vagas estão abertas ao público, com a opção de até 20 lugares por dia. O projeto tem o patrocínio da CAIXA e do Governo Federal.
Os interessados em participar das oficinas devem se inscrever através de Formulário Virtual. O curso é indicado para que já tem experiência, especialmente no campo do desenho e da pintura, além de ter idade igual ou superior a 12 anos. Nas atividades, Jeff Alan compartilha a sua vivência, com foco especial em retratos, ao mostrar como a iluminação pode dar vida e volume às imagens.
Os efeitos de luz e sombra na percepção das formas são os conteúdos centrais do curso, que também tem o propósito de incentivar o autoconhecimento através do desenho. Os participantes serão incentivados a criar retratos, deles mesmos ou de outras pessoas.
O projeto das oficinas, assim como a mostra do artista que está em cartaz atualmente, integra o Programa de Ocupação dos Espaços da CAIXA Cultural 2023/2024.
Comigo Ninguém Pode
A mostra “Comigo Ninguém Pode – a pintura de Jeff Alan” apresenta personagens reais das periferias do Recife e de outras capitais. O protagonismo negro presente nas telas segue em temporada na Caixa Cultural até o dia 28 de julho, e pode ser visitada de terça a domingo, das 9h às 17h30. No próximo dia 15 de junho, às 15h, acontece uma visita guiada com a presença do artista, seguida de uma tarde de autógrafos, às 16h.
Nas 41 obras, duas delas feitas exclusivamente para a exposição baiana, o artista apresenta ao público as expressões, trejeitos, traços e texturas retintas de negritudes testemunhadas em seu dia a dia. A mostra traz no próprio título a força da ancestralidade e do olhar que impulsiona a arte de Alan: o desejo de expandir conexões e de ampliar as possibilidades de existências negras.
Sob a curadoria de Bruno Albertim, o projeto enobrece pessoas pretas nas telas e estampam novos lugares para si. A mostra disponibiliza obras, de diversas dimensões, em acrílica sobre tela e desenho sobre papel e conta com legendas em braile e QR code com a audiodescrição das peças. Os profissionais que atuam nessa iniciativa, da seleção da monitoria ao curador, artista, produção e assessoria são todas pessoas negras.
Sobre o artista
Jefferson Alan Mendes Ferreira da Silva nasceu artista – e sonhava em ser, exatamente, quem ele é hoje. Quando criança, imaginava expor suas telas pelo mundo. O artista já teve suas obras expostas em países como França e Inglaterra. Atualmente, é considerado – pela crítica e pelo público – um dos nomes mais promissores das artes visuais no mercado de arte contemporânea brasileira.
Serviço
[Artes Visuais] Oficinas Artísticas com o autor da Exposição “Comigo Ninguém Pode – A pintura de Jeff Alan”
Local: CAIXA Cultural Salvador
Endereço: Rua Carlos Gomes 57, Centro – Salvador/BA
Datas: 13 e 14 de junho de 2024 (quinta e sexta-feira)
Horário: 14h30 às 16h30
Público-alvo: pessoas com alguma experiência artística, a partir dos 12 anos. Vagas: 40 (sendo 20 por dia)
[Exposição] Visita Guiada – “Comigo Ninguém Pode”
Data: 15 de junho (sábado)
Horário: 15h (seguida de tarde de autógrafo, às 16h)
Entrada gratuita
Visitação: terça-feira a domingo, das 9h às 17h30
Classificação indicativa: Livre
Entrada franca
Mais Informações: (71) 3241 4200 | CAIXA Cultural
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência