Com a finalidade de descentralizar os serviços da Proteção Social Básica, levando-os para as localidades mais afastadas do Centro da cidade e, desta forma, proporcionar à população maior facilidade no acesso ao atendimento, a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria do Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes), realizou, mais uma edição do Cras na Comunidade, a terceira deste ano, nesta quarta-feira (21/2).
Desta vez, a comunidade contemplada foi a de Machadinho, onde a ação aconteceu na Associação de Moradores do bairro. Na oportunidade, mais de 200 atendimentos foram realizados. No local, os munícipes tiveram acesso a diversos serviços, a exemplo de orientações jurídicas com a equipe do Centro de Assistência Judiciária e Cidadania (Cajuc); atualização do Cadastro Único (CadÚnico); informações sobre o funcionamento do Centro de Referência de Assistência Social (Cras); distribuição de absorventes higiênicos, por meio do Programa de Combate à Pobreza Menstrual; além de triagem e recadastramento para o benefício eventual vale social.
A titular da Sedes, Reni Oliveira, participou da atividade. “Mais uma vez, trouxemos o Cras na Comunidade para o Machadinho. Ficamos felizes, porque a população compareceu, foi atendida pelas nossas equipes, e o objetivo dessa ação, mais uma vez, foi atingido”, disse.
A dona de casa, Daiane Ribeiro, 31 anos, aproveitou a ocasião para fazer o agendamento para a emissão de documento pessoal, através do RG Social. “Facilitou muito para mim, porque eu teria que fazer essa solicitação no Cras do bairro Verdes Horizontes, e agora já não vou mais precisar gastar com transporte”, explicou.
Lucielma Pereira, 37 anos, também dona de casa, procurou o setor do CadÚnico para atualizar os dados. Ela parabenizou a iniciativa da prefeitura e comentou que, “o meu cadastro já estava no período de atualização e agora estou tranquila, porque consegui hoje. Aproveitei o momento para pegar absorventes e passar pela triagem do vale social. Esse é um evento muito bom, pois muita gente tem dificuldade de se deslocar. Realmente, ajuda muito a nossa comunidade”, finalizou.
Foto: Arquivo