Mesmo com a forte chuva que caiu sob Camaçari, na noite de quarta-feira (20/12), o público não deixou de comparecer ao Teatro Cidade do Saber (TCS) para conferir o Concerto Sons do Natal. Na apresentação conjunta, as orquestras Caraípa e Juvenil de Camaçari (OJUCA) emocionaram a plateia ao executar canções que evocaram o clima de fim de ano e o sentimento de paz.
Na abertura do concerto, o coordenador do conservatório e maestro das orquestras, Saullo Guilhermo, falou sobre o sentimento em levar a apresentação ao palco. “Me sinto realizado e orgulhoso. Este espetáculo é fruto de um ano de trabalho intenso, com muita dedicação dos nossos músicos nas aulas e ensaios. Tudo isso para levar às pessoas a magia do Natal e tocar no coração de todos, para que tenhamos um novo ano de muita harmonia e bênçãos”, destacou. Além dele, as aulas do Conservatório de Música de Camaçari são conduzidas pelos professores Marcos Café, Lídia Fidel, Danilo Brito e Junio Santana.
Para os jovens instrumentistas, o momento também foi de muita emoção. É o que destacou Franklin Kauê Bonfim, 15 anos, que, há 1 ano, faz aulas no Conservatório de Música, e toca na OJUCA o instrumento de corda viola. Não escondendo o nervosismo, ele falou sobre a experiência de se apresentar. “Este é meu segundo concerto e a sensação é de ansiedade, com o coração saindo pela boca. Mas também me sinto muito feliz”, afirmou o músico, ao aproveitar para elogiar e classificar as aulas da Cidade do Saber como “muito boas”.
O espetáculo marcou ainda o encerramento de 2023 dos cursos desenvolvidos nos equipamentos geridos pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Ambos os grupos musicais são oriundos das aulas promovidas no Conservatório de Música de Camaçari, que integra a Cidade do Saber.
O repertório do concerto Sons do Natal mesclou obras tradicionais do período natalino, como “Anoiteceu”, “Bate o Sino”, “Noite Feliz” e “Jingle Bell Rock”, com adaptações e canções que rememoram o sentimento de paz. O espetáculo contou com participações especiais dos artistas Alan Rosa, que cantou a música “Eu Louvei” (Adão Negro); Alan Brasil, com a canção “Aleluia” (Leonard Cohen); e Thalita Evangelista, que apresentou “Te Agradeço” (Ana Paula Valadão).
O clima de fim de ano foi bastante celebrado pelo público. Acompanhada da filha Ângela Sofia, 4 anos, a técnica de enfermagem Thaize Santos foi assistir ao concerto, em especial, para prestigiar o marido, Rogério Santos, que integra a Caraípa tocando percussão. “Sempre venho assistir e adoro. Mas este espetáculo teve uma emoção especial e importante, por marcar o encerramento de um ciclo e celebrar a vida, que é o que remete ao Natal”, ressaltou a moradora do bairro Jardim Limoeiro.
A Mostra de Encerramento da Cidade do Saber, iniciada no dia 11 de dezembro, contou também com apresentações dos cursos de zumba; de balé, com o Festival de Repertórios e a Magia do Cinema; de teatro, com as peças Cordel do Amor Sem Fim, Terceiro Sinal e O Mágico de Oz; de dança de salão, com o espetáculo Amor e Poesia; de dança contemporânea, com o Ancestralidade e Kamassacity; de dança do ventre, com o Dança do Ventre Livre; de capoeira, com o Cultura Popular de Matriz Africana; de ginástica rítmica, com o Ginástica Dance; e do Núcleo de Música (teclado, violão, bateria e canto e coral), que apresentou o IncluShow.
Ainda promoveram mostras de encerramento outros equipamentos geridos pela Secult: Centro Cultural Barra do Pojuca, com apresentações de balé clássico, balé que dança, violino, flauta doce e violão, no dia 9/12; Centro Cultural Vila de Abrantes, com as modalidades de educação física, teatro, futsal e balé, entre os dias 13 e 15 de dezembro; e Pracinhas da Cultura, com as turmas de teatro, percussão, zumba, balé que dança, capoeira e balé, de 11 a 15/12.
Foto: Jean Victor